Termina hoje,dia 11, a missão à Índia feita por 27 empresários mineiros com o objetivo de buscar novos negócios, compartilhar experiências e informações, bem como apresentar o potencial de Minas Gerais para atração de investimentos. Durante quatro dias, os industriais mineiros de diversos setores realizaram visitas técnicasn a empresas do setor de alimentos e bebidas, moda e multisetorial, além de um mercado indiano. O grupo se dividiu entre a capital Nova Delhi e Mumbai, outra cidade importante do país, onde tiveram uma intensa agenda de negócios e oportunidades.
Ricardo Martins, que preside o Sindicato Nacional da Indústria de Estimação e Laminação de Metais Ferrosos (Sicetel) e a Associação Brasileira da Indústria de Processamento de Aço (Abimetal), representa o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe na viagem.
O grupo participou do seminário “Businees Getway Brazil” em Nova Dehli, de uma roda de negócios que reuniu empresários do estado aos do país asiático para a troca de informações e experiências, visando impulsionar as relações comerciais.
Na Amul, indústria que processa e distribui e produtos lácteos, os empresários mineiros conheceram a linha de produção e se reuniram com executivos da empresa. “Tivemos uma interação com empresários para entender esse importante e estratégico mercado para o Brasil”, declarou Bruno Parreiras, diretor-executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Ferroligas e de Silício Metálico.
Houve também visita à Teknots, do ramo têxtil, e à Havell, especializada em eletrônica.
Tatiana Rieira, chefe de operações na Índia da APEX Brasil, avaliou como positiva a troca de informações e de experiências entre brasileiros e indianos. “Temos a Índia como um dos mercados prioritários para atuação. Essa missão com a FIEMG tem demonstrado que a nossa estratégia é assertiva. São muitas oportunidades para as empresas brasileiras, tanto na perspectiva de exportação quanto na atração de investimentos”, opinou.
A presidente da presidente da Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios da FIEMG e do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Juiz de Fora (Sindivest-JF), Mariângela Miranda Marcon, também integra a missão e vê na iniciativa a oportunidade de conhecer novas soluções tecnológicas para a indústria. “Essa iniciativa abre as portas para as empresas que desejam internacionalizar os seus produtos. O empresário vem conhecer as exigências do mercado internacional e perceber se ele precisa se adaptar para atuar em outros países. Enfim, participar de uma missão empresarial internacional é enxergar o que está sendo proposto e realizado pelo mundo”, acrescentou.
Os empresários que fazem parte da missão pertencem aos segmentos de alimentos e bebidas, têxtil e confecção, metalurgia e mecânica, máquinas e equipamentos, eletroeletrônicos e ração animal, além de sindicatos e associações.