Peugeot 2008 Griffe THP Turbo, potência e conforto

Versão Griffe do SUV da Peugeot não sobrecarrega demais o preço.
image 870x580 6478121da1c77 1 image 870x580 6478121da1c77 1
A versão Griffe THP 1.6 do 2008 agrega itens de conforto

O utilitário esportivo compacto Peugeot 2008 foi apresentado mundialmente no Salão do Automóvel de Genebra de 2013 e chegou ao Brasil dois anos depois, importado da França.

Em 2020, começou a ser produzido em Porto Real, no Estado do Rio de Janeiro. Na linha 2023, apresentada em junho de 2022, o 2008 tem como principal destaque a incorporação das versões com estilo aventureiro Style, uma equipada com motor 1.6 aspirado e outra com o 1.6 THP (turbo), ambas acopladas ao câmbio automático de 6 marchas.

A configuração Griffe THP 1.6 com motor turbo tem como grande atrativo, além de sua estética com inspiração off-road, o competitivo custo-benefício em relação à concorrência – formada por modelos como o Jeep Renegade, o Volkswagen T-Cross, o Chevrolet Tracker, o Fiat Pulse, o Hyundai Creta, os Renault Duster e Captur e o Nissan Kicks.

A família do 2008 no Brasil se completa com a versão de entrada Allure, Style e as duas topo de linha empurradas pelo propulsor THP (turbo) – a Style.

IMG 7703 scaled
Peugeot 2008 Griffe THP Turbo. Foto: PA/Balcão News.

A versão Griffe THP 1.6 do 2008 agrega itens de conforto, tecnologia e detalhes visuais que sempre agradam a quem curte um carro mais personalizado.

A variante tem exclusivo jogo de rodas de liga leve de 16 polegadas Hydre Enticelle, com molduras das caixas em preto, conferindo robustez e proteção à carroceria. Traz ainda de diferenciação entre as versões a grade frontal.

Na Griffe, o interior conta com um pacote de itens próprios, como ar-condicionado automático digital bizone, apoio de braço central com porta-objetos e jogo de tapetes personalizados e monogramas “Griffe”. A configuração mantém itens já conhecidos na família, como o câmbio automático sequencial de 6 marchas, piloto automático com limitador de velocidade, faróis com DRL (luzes de circulação diurna) em leds, auxiliares de neblina, lanternas envolventes em forma de “C” que invadem a lateral e a tampa do porta-malas em um triângulo em harmonia com o preto brilhante da traseira, quatro airbags (dois frontais e dois laterais), Isofix para fixação cadeirinhas de bebês e crianças e retrovisores na cor preta brilhante.

Com 4,15 metros de comprimento, 1,73 metro de largura, 1,58 metro de altura e 2,54 metros de distância de entre-eixos, o 2008 Griffe na configuração com motor 1.6 Turbo THP e 173 cavalos. Com os dois tipos de combustível, o 2008 Griffe atinge a potência máxima a 6 mil rotações por minuto e tem torque de 124,5 kgfm.

IMG 7704 scaled
Peugeot 2008 Griffe THP Turbo. Foto: PA/Balcão News.

Estilo é o que não falta ao 2008, tanto por dentro quanto por fora, especialmente nas versões Griffe. O SUV compacto tem banco traseiro inteiriço rebatível, comandos no volante para rádio e Bluetooth.

Llimpador de para-brisas traseiro indexado à ré, alarme perimétrico, retrovisores externos com comandos elétricos, acabamento preto fosco nas molduras dos vidros, apoios de cabeça traseiros com regulagem de altura, antena no teto, câmera de ré, mostradores com matriz de LCD e ponteiros vermelhos, vidros elétricos em todas as portas, rack, anti-esmagamento, piloto automático e limitador de velocidade, modo “Eco” e central multimídia com tela de 7 polegadas Peugeot Connect Radio, compatível com Apple CarPlay e Android Auto.

Experiência a bordo: Posição equilibrada

Além do design externo, o ponto que mais chama a atenção no Peugeot 2008 Griffe é o conforto e a tranquilidade na cabine, para o motorista e todos os ocupantes. E isso tudo vem ao primeiro olhar, não pelo luxo, mas pelas praticidades. Dotado do i-Cockpit, o volante de dimensões reduzidas (sport drive), que tornou-se uma marca registrada da Peugeot, o motorista tem à disposição os comandos principais do carro e das funções de entretenimento bem ao seu alcance ou no próprio volante multifuncional, em couro, uma posição de dirigir alta e confiável – uma característica dos utilitários esportivos –, regulagem de altura da barra de direção eletricamente assistida e bem calibrada, seja nas manobras em baixa velocidade nas ruas e estacionamento urbanos ou em viagem de cruzeiro na estrada.

Três adultos viajam com conforto no banco traseiro, que pode ser rebatido para aumentar a capacidade do porta-malas, normalmente, com a boa capacidade de 402 litros. O motorista fica em seu posto elevado, tendo todas as funções no seu eixo de visão, permitindo que se concentre com mais atenção no trajeto a ser percorrido e no trânsito.

IMG 7702 scaled
Peugeot 2008 Griffe THP Turbo. Foto: PA/Balcão News.

A multimídia Peugeot Connect com tela “touchscreen” de 7 polegadas fica bem destacada no centro do painel, de fácil interatividade e intuitiva, fazendo espelhamento para Apple CarPlay e Android Auto e conexão com Bluetooth.

Bancos revestidos com detalhes em couro, nova cor interna em Dark Grafite e ar-condicionado automático digital bizone com três modos de operação são outros destaques de conforto e bem-estar dentro da cabine do 2008 Griffe.

Ficha Técnica: Peugeot 2008 Griffe

Motor: 1.6, turbo

Potência: 173 cavalos

Torque: 124,5 kgfm

Câmbio: automático, 6 marchas

Carroceria: SUV de cinco lugares

Tração: dianteira

Direção: assistência elétrica

Suspensão: dianteira, tipo MacPherson, barra estabilizadora, roda tipo independente, traseira, eixo de torção, barra estabilizadora, roda tipo semi-independente, molas helicoidais

Dimensões: 4,15 metros de comprimento, 1,73 metro de largura, 1,58 metro de altura, 2,54 metros de entre-eixos

Peso: 1.222 quilos

Tanque de combustível: 55 litros

Porta-malas: 402 litros

Preço: R$ 131.990,00.

Leia mais:

Picape Ford Maverick Hybrid Lariat 2023, lançamento nacional

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossos Termos de Uso e as nossas Políticas de Privacidade