O Peugeot e-2008 GT, o esportivo da marca francesa pertencente à Stellantis, destaca-se pelo conjunto potência, autonomia, conforto e muita tecnologia embarcada.
O carro tem 4,30 metros de comprimento, 1,77 metro de largura, 1,55 metro de altura e 2,60 metros de distância de entre-eixos, o e-2008 replica o visual do 2008 com motor a combustão, que reinterpreta o inconfundível visual felino, típico da marca do leão. Externamente, é difícil diferenciar os dois modelos.
Na parte frontal, destacam-se os faróis em full-leds, com os “dentes de sabre” nas luzes de circulação diurna (DRL) apresentados em 2019 no novo 208, e grade (sem efeito funcional de refrigeração do motor, pois trata-se de um elétrico) com detalhes na cor da carroceria.
As lanternas, também em leds, remetem às garras de um leão, e uma faixa horizontal une o conjunto. O teto vem em uma cor diferente em relação à do resto do carro. O monograma com a letra “e” destacada em azul acompanha a nomenclatura “2008”, indicando que o veículo é movido a eletricidade.
A performance do Peugeot e-2008 GT vem de um motor com 136 cavalos (100 kW) de potência e 26,5 kgfm de torque instantâneo – característica de todo o veículo elétrico.
Conforme a Peugeot, o crossover acelera de zero a 100 km/h em 9,9 segundos e pode chegar a 150 km/h.
O modelo conta com três modos de condução – o “Sport” (prioriza o desempenho, utilizando-se da potência e do torque máximos), o “Normal” (indicado para garantir o conforto ideal nos deslocamentos do dia a dia) e o “Eco” (com foco no aumento da autonomia). A escolha é feita a partir de um toque em um botão. O modelo traz ainda um novo seletor de condução, o e-Toggle, no qual está disponível a função “B Mode”. Também conhecida como “one pedal”, ela atua como freio-motor e faz a desaceleração do veículo com a retirada do pé do acelerador, para regeneração da bateria, priorizando a autonomia. Com isso, naturalmente, a vida útil das pastilhas de freio cresce bastante. Com 50 kWh de capacidade, a bateria de alta performance oferece ao novo e-2008 uma autonomia de 345 quilômetros com carga completa pelo ciclo WLTP. A bateria fica posicionada sob o piso do veículo, para não comprometer o espaço interno. A Peugeot afirma que a bateria foi concebida desde o início do projeto para não afetar qualquer item de segurança do veículo.
O e-2008 pode ser carregado em tomadas convencionais do tipo residenciais ou em carregadores rápidos por meio de um plug, posicionado no mesmo local que seria o de abastecimento em um veículo a combustão. O sistema é composto por um plug tipo 2 – para corrente alternada (AC) – e tipo CCS-2 – para corrente contínua (CC).
O usuário pode acompanhar o status a partir de luzes indicativas de recarga neste esquema: branco, para conexão do plug, verde piscante, em carregamento, fixo, para carga completa, e vermelho, para anomalia ou problema na recarga. Para soltar o plug, basta destravar as portas do veículo. O modelo pode ter 80% da bateria carregada em 30 minutos se for utilizada uma estação ultrarrápida de 100 kW.
A Peugeot lembra ainda que o carregamento completo do e-2008 em uma tomada doméstica é feito em quase vinte e cinco horas.
Os dados de utilização e consumo da bateria e do “powertrain” são ilustrados no painel de instrumentos digital 3D. A bateria tem oito anos de garantia pela montadora, com limite de 160 mil quilômetros.
Funcionalidades a bordo
O “magnetismo” proposto pelo marketing da Peugeot para o exterior do e-2008 se estende para o lado de dentro da cabine, tudo comandado pelo i-Cockpit 3D, trazendo, de acordo com a marca, funcionalidade para uma condução intuitiva. Fazem parte desse conjunto o volante esportivo, a central multimídia com tela de 10 polegadas, o cluster e a navegação GPS – ambos em 3D – e a série de botões de controle batizada de “toggles switches”. Os bancos de couro com formato esportivo e o teto solar panorâmico completam o pacote visual do interior, que tem ainda uma ambientação com oito opções de cores de iluminação.
Para a engenharia da Peugeot, o e-2008 foi preparado para circular com desenvoltura pelas ruas, seu “habitat natural”, pelo caráter visual e pelos aspectos de conforto, comodidade e segurança para o motorista e os passageiros.
A arquitetura do crossover traz rodas biton diamantadas de 18 polegadas, boa altura em relação ao solo, modularidade dos bancos bipartidos e porta-malas de 434 litros de capacidade e dois níveis de organização.
No pacote de itens de série, tem o Visiopark 180 Graus, o piloto automático inteligente, a frenagem automática de emergência, a assistência de farol alto, o alerta de atenção e fadiga, o reconhecimento de placas de velocidade, o sistema ativo de ponto cego, o alerta e correção de permanência em faixa e seis airbags.
Ficha técnica: Peugeot e-2008 GT
Motor: elétrico a bateria
Potência: 136 cavalos – 100 kW
Torque: 26,5 kgfm
Aceleração de zero a 100 km/h: 9,9 segundos
Velocidade máxima: 150 km/h
Bateria: íons de lítio – 50 kWh
Autonomia: 345 quilômetros (WLTP)
Tração: dianteira
Seletor de condução: P (park), R (ré), N (neutro), D (drive)
Direção: elétrica com assistência variável
Suspensão: dianteira tipo pseudo MacPherson, traseira travessa deformável
Rodas, pneus e freios: 18 polegadas, 215/55 R18, ABS, disco ventilado na dianteira, disco sólido na traseira
Dimensões: 4,30 metros de comprimento, 1,77 metro de largura, 1,55 metro de altura, 2,60 metros de entre-eixos
Altura em relação ao solo: 17,6 centímetros
Porta-malas: 434 litros
Peso: 1.550 quilos
Preço: R$ 237.990,00.