Os Primeiros Resultados de População e Domicílios do Censo Demográfico 2022 serão divulgados pelo IBGE na próxima quarta-feira, dia 28 de junho.
O IBGE divulgará, a partir das 10 horas, um conjunto de informações básicas sobre os totais populacionais e de domicílios no País em diferentes níveis geográficos e recortes, além de diversos indicadores derivados dessas informações, como a média de moradores por domicílio, a densidade demográfica e a taxa de crescimento anual da população e dos domicílios.
Devido à importância e abrangência da pesquisa, os resultados permitirão a exploração dessas informações em diferentes níveis geográficos, como Grandes Regiões, Unidades da Federação, concentrações urbanas até Municípios.
A coleta do Censo Demográfico 2022 começou em agosto nos 5.570 municípios do país. A previsão era de que os recenseadores do IBGE visitassem 89 milhões de endereços sendo 75 milhões de domicílios. A estimativa é de que sejam contadas cerca de 215 milhões de pessoas.
Ao todo, são 452.246 setores censitários urbanos e rurais, 5.972 localidades quilombolas, 632 terras indígenas, 11.400 aglomerados subnormais e 5.494 grupamentos indígenas. O custo da operação foi de R$ 2,3 bilhões.
Foram aplicados dois tipos de questionário: o básico, com 26 quesitos, que levava em torno de 5 minutos para ser respondido. Já o questionário ampliado, com 77 perguntas e respondido por cerca de 11% dos domicílios, levou, em média, cerca de 16 minutos.
O queestionário também pode ser respondido presencialmente, por telefone e pela internet.
Agentes da Central de Atendimento ao Censo (0800 721 8181) responderam dúvidas, prestaram auxílio conceitual e operacional no preenchimento do questionário via internet e, mediante autorização, puderam preencher o questionário em entrevista.