O 20º Minascon, a maior feira da construção civil de Minas Gerais, promovida pela Câmara da Indústria da Construção da FIEMG e a 28ª Feira Nacional da Indústria, Comércio e Serviços de Montes Claros (Fenics), será realizada em setembro.
O lançamento dos eventos aconteceu, ontem, terça-feira, na ACI, em Montes Claros durante encontro entre representantes da Câmara da Indústria da Construção da FIEMG, Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros (ACI), a Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) e o Sindicato da Construção Civil do Norte de Minas (SINDUSCON/NORTE).
Os dois eventos, que acontecerão de 14 a 17 de setembro no Parque de Exposições João Alencar Athayde, têm o apoio do Sebrae Minas do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA/MG). A expectativa é que cerca de 80 mil pessoas visitem os eventos que têm o objetivo de reunir todos os seguimentos do comércio, da indústria, dos serviços e da construção a fim de ampliar o networking dos participantes e gerar novos negócios.
A 20ª Edição do Minascon, que pela primeira vez será realizado em Montes Claros, terá como tema “Novas ideias para novos negócios”. O presidente da Câmara da Indústria da Construção da FIEMG, Geraldo Jardim Linhares Júnior, explicou que, “através de painéis e palestras o evento promoverá a atualização de conhecimento e capacitação nas áreas técnicas e de gestão, proporcionando também às micro e pequenas empresas um ambiente favorável para divulgação e mostra de seus produtos”. Ele explica ainda que um dos destaques do MINASCON é o concurso “A Ponte”, destinado a estudantes dos cursos técnicos em edificações e construção civil e de graduação em arquitetura e engenharia civil, mecânica e de produção que são convidados a criarem uma ponte utilizando apenas palitos de picolé de madeira e cola branca. Vence o projeto que aguentar o maior peso em cima,
No ano passado, em Poços de Caldas, a projeto vencedor suportou, sem desfazer, mais de 140 kg. Acontecerão ainda o concurso “Desafio da Sustentabilidade na Construção Civil”, que tem o objetivo de fomentar o debate sobre inovação e sustentabilidade no setor, o 2º Prêmio Sindusconciente Norte de Minas, que premia as boas práticas ambientais.