Belo Horizonte teve a madrugada mais gelada do ano com os termomêtros marcando 9,9 ºC. Segundo informações da Defesa Civil municipal, com termômetros chegaram a 9,9°C na região Oeste da capital, o que provocou a sensação térmica de -9,6°C, entre 5h e 6h desta segunda-feira.
A menor temperatura, de 10°C, havia sido registrada na capital no dia 20 de maio, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Nesta segunda-feira, dia 3 de julho, segundo boletim do Instituto de Meteorologia, o tempo segue estável em Minas Gerais devido à atuação de massa de ar seco.
Nas primeiras horas do dia o ar mais frio contribui para a formação de nevoeiros, especialmente, no Sul e Zona da Mata. À tarde, há condições de formação de névoa seca em resposta aos baixos índices de umidade relativa do ar nas regiões Oeste, Centro e Norte.
Céu parcialmente nublado a claro com nevoeiro e/ou névoa úmida ao amanhecer no Sul/Sudoeste, Campo das Vertentes, Zona da Mata, Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce. Demais regiões, céu claro a parcialmente nublado com névoa seca à tarde.
Na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), céu claro a parcialmente nublado com névoa seca à tarde. Mínima entre 9/11ºC e máxima entre 25/27ºC.
Na regional da Pampulha, a temperatura mínima foi de 11,5°C com sensação térmica de 12,6°C, entre 4h e 5h.As menores temperaturas deste ano em Minas Gerais, conforme o Inmet, foram registradas em maio., quando no distrito de Monte Verde, a temperatura chegou a -1,4ºC no dia 20 de maio.