A área de escape do Anel Rodoviário evitou 22 potenciais acidentes em um dos trechos mais perigosos da rodovia – dos quais nove deles envolvendo veículos pesados, entre eles caminhões, carretas, ônibus e até um guindaste completa, hoje, um ano.
Com o projeto desenvolvido pela BHTrans e as obras executadas pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), trata-se do primeiro equipamento do tipo construído pelo poder público no Brasil.
A obra é resultado de um esforço da gestão municipal, que aplicou R$ 3,5 milhões no projeto elaborado para salvar vidas, mesmo o Anel sendo uma área de responsabilidade do governo federal. A construção foi autorizada depois de um convênio assinado entre a Prefeitura de Belo Horizonte e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Desde a inauguração, ela foi usada por 13 carros de passeio, além dos nove veículos pesados.
“Quando realizamos os estudos e as obras de implantação da área de escape houve sugestões e críticas que ela deveria ser mais abaixo. Consultamos especialistas que nos orientaram sobre a melhor localização da área, o quanto antes possível na via, para que o motorista consiga testar o sistema de frenagem e, se apresentar problemas, poder utilizá-la com segurança. O local da área de escape é adequado, está bem sinalizado e, a cada nova utilização com sucesso, os motoristas de veículos pesados sabem que podem contar e estão se habituando a testar o sistema de freios já no início desse trecho do Anel Rodoviário”, ressaltou José Carlos Ladeira, diretor de Sistema Viário da BHTrans.
Confira os nove veículos pesados que utilizaram a área de escape do Anel Rodoviário, evitando potenciais acidentes graves e preservando vidas:
1 – O primeiro acidente evitado foi em 16/8/2022 com um caminhão de minério, em que o motorista agradeceu a existência da área de escape;
2 – Uma carreta utilizou no dia 12/9/2022;
3 – No dia 29/9/2022 foi utilizado um caminhão baú;
4 – No dia 17/10/2022 foi utilizado um caminhão baú;
5 – Um ônibus com 41 passageiros precisou utilizar no dia 27/2/2023;
6 – Uma carreta utilizou a área de escape no dia 10/4/2023;
7 – Um caminhão guindaste utilizou a área no dia 15/6/2023;
8 – Um caminhão com chapas de aço utilizou a área no dia 18/6/2023;
9 – No dia 27/7/2023 foi um caminhão com minério.
O Projeto da área de escape
A área de escape do Anel Rodoviário fica no trecho entre a BR-040 e o trevo do bairro Betânia, a poucos metros do acesso ao bairro Buritis. O km 541 do Anel Rodoviário foi escolhido estrategicamente pelo tamanho da área necessária para a construção, o ângulo de aproximação em relação à curva e a distância do trecho onde ocorrem as retenções.
A estrutura é composta por uma caixa de concreto preenchida com argila expandida (cinasita), que aumenta o atrito e reduz a velocidade do veículo, em uma lógica semelhante à usada em pistas de automobilismo. Uma série de placas e um painel de mensagens digitais orienta os motoristas sobre a área de escape.
As equipes do Centro de Operações da Prefeitura (COP-BH) monitoram 24 horas por dia o trecho, por meio de uma câmera instalada em frente à estrutura. Quando a área de escape é utilizada por algum veículo, é acionado o protocolo de segurança.
Equipes da BHTrans, da Via 040 e da Polícia Militar Rodoviária isolam a área e acionam os reboques, iniciando a retirada do veículo. Após a remoção, a área de escape passa por manutenção e limpeza, sendo novamente sinalizada e liberada para uma futura utilização.