Um milhão de oportunidades para o Trilhas do Futuro
A assinatura do Termo de Parceria entre o Governo do Estado de Minas Gerais e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) marcou o início do programa “Um Milhão de Oportunidades de Futuro (1MiO)”.
Na última terça-feira, a sede da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) foi palco de um evento significativo para a juventude mineira e o desenvolvimento socioeconômico do Estado.
Com o objetivo central de impulsionar a empregabilidade dos jovens que concluíram o programa “Trilhas de Futuro”, a iniciativa 1MiO visa corresponder às demandas do mercado de trabalho, sobretudo da indústria mineira.
O evento contou com a presença do presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, do governador Romeu Zema e dos Secretários de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, e Educação, Igor Alvarenga. Além da chefe do Escritório Zonal do UNICEF Brasil em Salvador, Helena Oliveira Silva, que junto do governador, assinou o Termo.
O Programa 1MiO
O evento não se limitou à formalização do acordo. Houve um espaço dedicado ao Governo e ao UNICEF para apresentarem a iniciativa ao setor privado, demonstrando o compromisso colaborativo com a transformação das oportunidades de educação, formação de habilidades digitais e inclusão cidadã para jovens em situação de vulnerabilidade.
“O programa ‘Um Milhão de Oportunidades’ é para o futuro desses estudantes um link entre o aprendizado e o trabalho”, explicou o secretário de Estado de Educação, Igor Alvarenga, que lembrou do trabalho árduo junto à UNICEF, ao dizer que a secretaria tem “um grande desafio na busca ativa com a UNICEF que é proporcionar primeiro o acesso, depois a permanência e por fim o aprendizado para esses estudantes”.
Para Helena Oliveira Silva o compromisso firmado reconhece a centralidade das juventudes na construção de um processo de desenvolvimento. “Juntos, o UNICEF e o governo do Estado de Minas pretendem ir além da formação profissional, proporcionar espaços para que as juventudes possam reimaginar seus futuros, agora e por meio de seus projetos de vida”, disse a chefe do UNICEF.
Parceria com o SENAI
Atualmente, o programa “Trilhas de Futuro” oferece 82 opções de cursos distribuídos em 283 instituições credenciadas em 133 municípios mineiros. Os alunos selecionados para participar recebem um auxílio de custo de R$ 20 por dia, destinado a transporte e alimentação. O investimento total do Governo de Minas Gerais no programa já ultrapassou a marca de R$ 1 bilhão, tendo somente no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MG) cerca de 51 mil alunos beneficiados pelo “Trilhas de Futuro”.
Flávio Roscoe, em seu pronunciamento disse que com a ajuda do Governo do Estado, a FIEMG tem conseguido dinamizar a inclusão da sociedade no setor produtivo e gerar as oportunidades. “O Trilhas de Futuro é um programa à frente do seu tempo, que está impulsionando a capacidade do setor de formação profissional a impactar a nossa juventude e àqueles que estão em busca de oportunidade e de uma colocação no mercado de trabalho”, diz Roscoe, lembrando que “os 51 mil alunos que tiveram oportunidade no SENAI pelo Trilhas de Futuro com certeza vão fazer diferença no nosso Estado e na nossa sociedade”.
Durante a cerimônia, alunos egressos do SENAI, que participaram do programa Trilhas de Futuro, apresentaram um manifesto em agradecimento às oportunidades de aprendizado e da retenção no mercado de trabalho, com o a nova iniciativa.
Leia mais: