Artesãos de BH participam de Congresso Nacional de Previdências
Artesãos que integram o Programa Economia Popular Solidária, iniciativa da Prefeitura de Belo Horizonte, participam, hoje e amanhã, quarta-feira do Congresso Nacional de Previdências, que está sendo realizado na capital pela Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (ANEPREM).
O congresso está acontecendo no Hotel Ouro Minas e os artesãos do programa vão expor produtos de artesanato, alimentação, confecção e cosméticos, das 9h às 17h, e na quarta-feira (13), das 9h às 13h.
A Economia Popular Solidária é um programa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico que tem o objetivo de fomentar a economia com a geração de trabalho e renda atrelada à inclusão social.
A Subsecretaria de Trabalho e Emprego (SUTE), por meio da Diretoria de Economia Solidária, é responsável pela gestão do projeto e do Centro Público de Economia Solidária (CEPES). Neste espaço, há mais de 260 grupos e 780 integrantes cadastrados. Em geral, os artesãos comercializam itens de vestuário, artesanato, cosméticos, além de alimentos variados. O CEPES, localizado ao lado da Praça da Estação, é o espaço de referência para reuniões e qualificações.
A Feira da Economia Solidária materializa a iniciativa da Economia Popular Solidária com feiras em que os integrantes expõem e comercializam os produtos. Atualmente, ela integra a Feira da Afonso Pena e acontece mensalmente nos tribunais de justiça e nos parques. Além disso, a feira também acontece regularmente na Rua Goiás, entre a Avenida Augusto de Lima e a Rua da Bahia, no Centro, na segunda sexta-feira de cada mês, de 8h às 18h.
O congresso da ANEPREM é um evento anual que reúne gestores e servidores públicos de Regimes Próprios de Previdência (RPPS) e de Previdência Complementar, de todo o Brasil, para discutir as últimas tendências e desenvolvimentos da área previdenciária.