Vistorias serão feitas quatro vezes por semana.
Na primeira operação, realizada na região do Barreiro, dentro da operação Tolerância Zero, implementada pela PBH, foram vistoriados 8 veículos, sendo emitidas 20 autuações.
Sete ônibus tiveram a Autorização de Tráfego (AT) recolhida no local, e um veículo da linha 329 foi removido devido a pneus em péssimo estado e mau funcionamento do freio de portas.
As principais irregularidades encontradas foram vazamento de óleo, elevador sem funcionamento, freio de porta e ar-condicionado desligados, além das más condições dos veículos.
Em outra operação, realizada no bairro São Geraldo, sete ônibus foram vistoriados, resultando em 23 autuações, três advertências e uma AT recolhida.
Um veículo da linha 9214 foi removido por apresentar a AT vencida, desgaste nos pneus dianteiros, problemas no extintor de incêndio e nos bancos dos passageiros e do motorista.
As irregularidades mais comuns foram defeitos no elevador e farol, mau funcionamento do freio de porta, e falta de luz de ré e de freio.
Os veículos que tiveram a AT recolhida ficam impedidos de circular até que os problemas sejam reparados, passando por uma nova vistoria para recuperar o documento.
Durante esse período, não será paga a remuneração complementar, que leva em conta a quilometragem percorrida pelos ônibus.
A fiscalização, dentro da política de Tolerância Zero, será realizada quatro vezes por semana, com o objetivo de monitorar a condição dos ônibus e garantir a segurança dos passageiros e operadores.
Entre julho e dezembro do ano passado, foram realizadas 2.466 operações de fiscalização, totalizando 38.869 vistorias.
Veículos com elevadores com mau funcionamento terão a AT recolhida e a remuneração complementar cortada.