SESI Uberlândia lançando “Digitando o Futuro”

SESI MG ensinando tecnologia em Uberlandia 14 2 24 Balcao News SESI MG ensinando tecnologia em Uberlandia 14 2 24 Balcao News
A iniciativa contará com a participação de 31 escolas, sendo 13 na zona rural e 18 na cidade/Prefeitura de Uberlândia.

Projeto é uma parceria com Prefeitura.

A Prefeitura de Uberlândia está lançando um projeto inédito em Minas Gerais, em parceria com o SESI-MG, para oferecer aulas de tecnologia e programação aos alunos das escolas municipais.

A iniciativa, chamada de “Digitando o Futuro”, busca integrar conteúdos de tecnologia aos componentes curriculares já trabalhados nas escolas, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da computação.

O projeto terá a duração inicial de dois anos, com a possibilidade de renovação por mais três.

O SESI-MG, como a maior rede de ensino privado do estado, fornecerá todos os equipamentos, softwares, ferramentas e sequências didáticas, desenvolvidas por profissionais da instituição. Professores devidamente capacitados ministrarão o conteúdo, integrando as tecnologias aos projetos de inovação tecnológica.

O programa “Digitando o Futuro” foi oficialmente lançado na Escola Municipal Domingos Pimentel de Ulhôa.

A iniciativa contará com a participação de 31 escolas, sendo 13 na zona rural e 18 na cidade.

As temáticas abordadas incluem pensamento computacional, linguagem de programação, cultura maker, gamificação 2D e 3D, robótica, modelagem e impressão 3D, realidade virtual, realidade aumentada, domótica, sistemas NFC e RFID, inteligência artificial, programação de drones, desenvolvimento de aplicativos, metaverso e IoT (Inteligência das coisas).

Durante as aulas, será utilizado um software de Inteligência Artificial para auxiliar os alunos na compreensão de conceitos de codificação, como lógica, algoritmos, sequenciamento, loops e declarações condicionais.

As aulas serão uma vez por semana, com duração de 50 minutos, atendendo aproximadamente 21 mil crianças.

O SESI-MG é reconhecido por suas metodologias educacionais inovadoras e tecnológicas, e o projeto em Uberlândia faz parte do “Tec Educa”, que engloba oficinas de robótica, lab tec e tec educacionais.

A iniciativa é considerada pioneira e representa um esforço significativo para oferecer oportunidades de aprendizado em tecnologia desde cedo, preparando os alunos para os desafios do futuro.

Leia mais:

Brasil registra 512.553 casos prováveis de Dengue em 2024

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossos Termos de Uso e as nossas Políticas de Privacidade