Mesas e cadeiras podem ficar nas calçadas até 1h da manhã.
A notícia da ampliação do horário de permanência para bares e restaurantes em Belo Horizonte foi bem recebida pelo setor de comércio e serviços da cidade.
A Prefeitura da capital publicou a portaria 015/2024 no Diário Oficial do Município, estendendo o horário permitido para mesas e cadeiras nas calçadas até a 1h, em comparação ao horário anteriormente estabelecido, que era até as 23h.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva, destacou que essa medida contribui para reforçar o reconhecimento da cidade como a ‘Cidade Criativa da Gastronomia’, título concedido pela Unesco, e como a ‘Capital dos Bares’.
Ele ressaltou que em muitas cidades ao redor do Brasil e do mundo, essa prática já é uma realidade.
Segundo Souza e Silva, a ampliação do horário permitirá que os estabelecimentos atendam a um público maior por um período mais extenso, evitando filas e superlotação.
Ele também enfatizou que a CDL/BH, em parceria com a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) e outras entidades do setor gastronômico, comemora a medida, que proporcionará mais liberdade aos empreendedores. E também fortalece a posição da capital mineira como um polo gastronômico de destaque, sem prejudicar o cumprimento das regras de emissão de ruídos na cidade.