Cultivo de uvas para vinhos finos em expansão no estado

Uva para vinho Samantha Mapa Epamig Uva para vinho Samantha Mapa Epamig
Os principais municípios produtores são São Gonçalo do Sapucaí, Caldas e Andradas, localizados na região Sul do estado. Foto: Samantha Mapa/ Epamig.

O cultivo de uvas para a produção de vinhos finos está em expansão em Minas Gerais. De acordo com um levantamento da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), desde a safra de 2022, a colheita de uvas finas no estado tem superado as 2 mil toneladas anuais.

Para 2024, a expectativa é de que a produção alcance 2,5 mil toneladas, marcando o maior volume registrado nos últimos dez anos.

Variedades e Produção

A produção de vinhos finos em Minas Gerais é realizada principalmente com variedades de uvas importadas, como Syrah, Sauvignon Blanc, Chardonnay, Cabernet Sauvignon e Merlot. O estado já possui pelo menos 58 vinícolas envolvidas nessa atividade. A área total plantada é de 403 hectares, com 66,5% dessa área já em produção. Os principais municípios produtores são São Gonçalo do Sapucaí, Caldas e Andradas, localizados na região Sul do estado.

Premiações e Reconhecimento

Os vinhos finos produzidos em Minas Gerais têm conquistado reconhecimento nacional e internacional. A vinícola Maria Maria, localizada em Boa Esperança, Sul de Minas, recebeu este ano uma medalha de prata e outra de bronze no International Wine Challenge, um dos concursos mais renomados do mundo.

A vinícola Estrada Real, em Caldas, também no Sul de Minas, foi premiada como o melhor vinho Syrah brasileiro no Wines of Brazil Awards de 2020.

Produção Diferenciada: Vinhos de Inverno

Uma das características que diferenciam a produção de vinhos finos em Minas Gerais é a possibilidade de colher uvas durante o inverno. O coordenador de Fruticultura da Emater-MG, Deny Sanábio, explica que o estado possui um inverno seco e com grande amplitude térmica entre o dia e a noite, semelhante ao clima da colheita de uvas na França, um dos maiores produtores de vinho do mundo.

Técnica da Dupla Poda

Outro fator crucial para a produção de vinhos finos no inverno mineiro é a técnica da dupla poda. Este método, que foi adaptado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), permite ajustar o ciclo de produção das uvas, possibilitando a colheita em um período mais favorável para a vinificação.

Perspectivas

Com a crescente área de produção e o aprimoramento das técnicas de cultivo, Minas Gerais se consolida cada vez mais como um importante polo de vinhos finos no Brasil. A qualidade reconhecida dos vinhos mineiros, aliada ao aumento da produção, promete fortalecer ainda mais a presença do estado no cenário vitivinícola nacional e internacional.

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossos Termos de Uso e as nossas Políticas de Privacidade