Governo continua credenciando empresas vistoriadoras

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São 1.307 ECVs aptas a operar em 349 municípios, beneficiando também as cidades vizinhas.. Foto: Divulgação/Seplag-MG.

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), está dando continuidade ao processo de credenciamento de empresas prestadoras de serviços de vistoria de identificação veicular (ECV).

Atualmente, 775 localidades em Minas Gerais já utilizam esses serviços, abrangendo 91% dos municípios do estado

Expansão 

São 1.307 ECVs aptas a operar em 349 municípios, beneficiando também as cidades vizinhas. Para evitar grandes deslocamentos de cidadãos, uma nova medida permite que as vistorias sejam realizadas fora do município de origem, em ECVs situados em sedes regionais próximas.

Desde o início da terceirização das vistorias, em 15 de dezembro de 2023, até maio de 2024, foram realizadas 819.565 vistorias nas ECVs em Minas Gerais.

O credenciamento de novas empresas continua aberto, com melhorias planejadas para as próximas semanas, conforme destacado na seção de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto.

Melhorias nos serviços

A secretária enfatizou mudanças imediatas, como a regionalização dos serviços em Belo Horizonte, facilitando o acesso dos cidadãos. A introdução da vistoria móvel e a implementação de uma pesquisa de satisfação são medidas que visam melhorar a qualidade do atendimento.

Atualmente, mais de 200 serviços de trânsito já estão digitalizados, e novos serviços digitais serão liberados em breve.

Proximidade do cidadão

Uma nova configuração dos serviços de vistoria evita deslocamentos longos. Cidadãos da Chapada Gaúcha, que antes tinham ido até Arinos, e de Confins, atendidos em Vespasiano, agora podem realizar vistorias em suas localidades ou próximas.

Outras cidades como Bom Jesus do Galho, Caldas, Iguatama e Moema também passaram a realizar visitas locais, facilitando o acesso aos serviços.

Transparência 

A CET-MG monitora rigorosamente as atividades dos ECVs credenciados para garantir a qualidade e a lisura do serviço. Em Belo Horizonte, a fiscalização foi realizada na suspensão de duas empresas e em 54 processos administrativos por suspeita de fraude.

A fiscalização continua no interior do estado para garantir o cumprimento dos parâmetros técnicos e a qualidade do atendimento.

Pesquisa

A CET-MG iniciou uma pesquisa de satisfação via WhatsApp, enviada aos cidadãos após a realização da vistoria. Essa ação visa identificar pontos de melhoria e garantir que o serviço atenda às expectativas dos cidadãos. Um canal de atendimento está disponível no site www.transito.mg.gov.br para registro de denúncias, reclamações, sugestões e elogios.

Além disso, os dados sobre os serviços são atualizados mensalmente no site.

Distribuição das vistorias

A distribuição das vistorias é randômica e equitativa, direcionando os cidadãos para uma ECV em seu município ou em municípios próximos, através de um sistema informatizado, sem interferência de agentes da CET-MG ou das Circunscrições Regionais de Trânsito.

Em Belo Horizonte, o serviço é organizado por regiões, facilitando ainda mais o acesso dos cidadãos.

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