A Belotur publicou no último dia 7, sexta-feira, o resultado dos projetos contemplados pelo Edital de Patrocínio Belo Horizonte – Cidade dos Eventos, iniciativa que visa consolidar a BH como destino turístico de experiência.
Os eventos serão realizados entre 22 de junho e 31 de dezembro deste ano e o valor global do aporte foi de R$3 milhões.
A lista completa com as 21 iniciativas selecionadas está disponível no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte.
“A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, tem como umas das principais estratégias o apoio a eventos de diversos formatos, visando posicionar a capital mineira como um polo turístico atrativo para o mercado nacional e internacional. O intuito é apresentar aos moradores e visitantes os espaços urbanos, nossa destacada gastronomia reconhecida pela Unesco e os atrativos e serviços locais. Esse investimento de R$3 milhões ajuda a impulsionar a economia do município, promovendo a geração de empregos e renda, além de estimular a cadeia produtiva do setor turístico e de entretenimento da cidade”, comenta Bárbara Menucci, presidente da Belotur.
Estão contemplados pelo Edital grandes shows e festivais musicais. Entre estes, está confirmado o show da dupla sertaneja Henrique e Juliano no próximo mês, já o tradicional projeto ‘Grande Encontro’, em agosto, destaca três grandes nomes da música brasileira: Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo
Em setembro ocorre na capital mineira o evento ‘Música no Parque’, que reunirá no Parque Ecológico da Pampulha o show da cantora Vanessa da Matta, entre outros cantores.
A gastronomia, sendo um dos principais atrativos turísticos e impulsionadores do desenvolvimento econômico de Belo Horizonte, é celebrada em diferentes projetos do Edital. Os amantes da culinária local poderão viver experiências únicas no Jungle Food Festival, Botecar e FIGA Festival de Gastronomia e Arte.
Também será realizado o 2° Prêmio Cumbucca, projeto que tem como objetivo valorizar e fortalecer a vocação gastronômica da cidade. Fechando o ano, acontece em dezembro a 35ª Feira Nacional de Artesanato, que vai reunir gastronomia, música e arte dos 208 municípios que compõem os vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce.
A lista conta, ainda, com eventos de sustentabilidade e inovação. O Minas Summit 2024 surge como uma importante agenda que destaca o ecossistema de desenvolvimento de Minas Gerais, fomentando e discutindo o futuro da tecnologia. Outra iniciativa contemplada no edital é o projeto ‘Ampére’, evento que acontece anualmente em Belo Horizonte e aborda a mobilidade elétrica, tendo papel fundamental na promoção da inovação, negócios sustentáveis e conscientização ambiental.
Cada evento realizado com aporte financeiro do Edital contrata ou apoia, no mínimo, mais outras seis empresas belo-horizontinas. São serviços de comunicação, alimentação, infraestrutura, locação de equipamentos, sonorização, iluminação, transmissão, entre outros, gerando emprego e renda no município.
Capacitação
Com o objetivo de valorizar e capacitar os produtores e atores locais, a Belotur irá promover, no segundo semestre deste ano, uma série de ações em parceria com o Sebrae. O foco dessa iniciativa é promover o empreendedorismo e contribuir para o desenvolvimento do setor de produção de eventos de potencial e relevância turísticos em Belo Horizonte.
Cidade dos Eventos
O Edital Belo Horizonte – Cidade dos Eventos tem o intuito de aprimorar o calendário anual de celebrações e encontros do município, com a captação ainda maior de programações que gerem fluxo turístico na cidade, oportunidade para a capital mineira demonstrar sua hospitalidade, para além da localização geográfica estratégica, gastronomia, boa oferta da rede hoteleira e mão de obra capacitada, gerando emprego e renda. .