O presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, se reuniu, ontem, terça-feira, com o novo cônsul do Uruguai em Minas Gerais, Luís Darío Ávila Mendina, que assumiu o cargo em 1º de março.
Antes de sua nomeação, Mendina fez parte da Diretoria de Assuntos Econômicos Internacionais do Ministério das Relações Exteriores uruguaio.
O objetivo do encontro foi estreitar a relação comercial entre a indústria de Minas Gerais e o governo do Uruguai. Roscoe destacou que as economias dos dois países têm muitos aspectos em comum, especialmente na produção agropecuária, além de elementos complementares que podem ser explorados para avanços comerciais.
O Uruguai, com uma população de cerca de 3,5 milhões de habitantes, faz fronteira com o Brasil e tem como destaques industriais a produção de máquinas elétricas, equipamentos de transporte, produtos petrolíferos, têxteis, químicos, bebidas e alimentos processados.
Dados do Centro Internacional de Negócios (CIN) da FIEMG revelam que, em 2023, as exportações de Minas Gerais para o Uruguai totalizaram US$161 milhões, enquanto as importações alcançaram US$178,6 milhões.
Os principais produtos exportados foram caminhões de carga, veículos, carne suína e ração para animais. Já entre os itens importados destacam-se caminhões de carga, malte, carne bovina congelada e leite concentrado ou adoçado.
A FIEMG está apoiando a missão do governo de Minas Gerais ao Uruguai, que ocorrerá de 29 a 31 de julho deste ano. A viagem, com foco no setor calçadista, conta com a parceria do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Calçados de Nova Serrana (Sindinova). A programação no país vizinho inclui seminários, rodadas de negócios e visitas técnicas a centros comerciais. A reunião contou também com a participação da gerente do CIN, Rebecca Macedo.
Esta iniciativa reforça a importância de fortalecer laços econômicos e comerciais entre Minas Gerais e o Uruguai, visando oportunidades de crescimento e colaboração mútua.