Cerca de 18 milhões de mineiros já foram alvo de golpes, aponta pesquisa

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Segundo pesquisa, 87,7% relataram já ter sofrido alguma tentativa de golpe ou fraude. Foto: Arte: Joédson Alves/Agência Br.

Com o crescente acesso à internet, redes sociais e tecnologias, houve um aumento significativo nas tentativas de golpes e fraudes em Minas Gerais.

Segundo uma pesquisa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG), cerca de 18 milhões de mineiros (87,7%) relataram já ter sofrido alguma tentativa de golpe ou fraude.

Principais resultados da pesquisa

  • Identificação dos golpes: 47,9% dos atingidos identificaram o golpe a tempo, enquanto 36,6% caíram e tiveram prejuízos. Outros 15,5% prosseguiram com a tentativa para ver até onde chegaria, mas eventualmente cortaram/ignoraram.
  • Prejuízos: Os prejuízos variaram de R$ 50 a R$ 14.000.
  • Golpes mais frequentes:
    • Instituições bancárias: 36,6%
    • Lojas virtuais: 32,4%
    • Telefonia: 26,8%
    • Programas de fidelidade: 4,2%
  • Canais de aplicação de golpes:
    • Telefone: 38%
    • WhatsApp: 35,2%
    • E-mail: 11,3%
    • Sites da internet: 8,5%
    • Redes sociais: 7%

Vinícius Carlos Silva, analista de inteligência de mercado da FCDL-MG, recomenda várias precauções para evitar golpes, como:

  • Não clicar em links de SMS e WhatsApp suspeitos.
  • Analisar perfis de redes sociais com cautela.
  • Realizar investimentos apenas em instituições financeiras comprovadas.
  • Verificar a autenticidade de boletos de pagamento.
  • Ficar atento a esquemas de pirâmides financeiras.
  • Investigar ofertas de emprego que prometem irrealidades.

Compras online

  • Problemas nas compras: 50,7% dos entrevistados tiveram prejuízos por não receber produtos/serviços adquiridos online. Em contrapartida, 49,3% conseguiram identificar o golpe a tempo e não efetuaram a compra.
  • Dicas para evitar golpes online: Pesquisar sobre o site ou loja, consultar comentários nas redes sociais e buscar informações no Reclame Aqui.

Vazamento de dados

  • Causas do vazamento:
    • 56,3% acreditam que o vazamento de dados pessoais facilita golpes.
    • 31% mencionam o preenchimento de cadastros como fonte de acesso aos dados.
    • 12,7% apontam que dados foram obtidos por meio de cópia da agenda de amigos que caíram em golpes anteriores.
  • Medidas de proteção:
    • 43,5% bloqueiam números de celular ou e-mails após tentativas de golpe.
    • 28,3% fazem denúncias nos aplicativos.
    • 15,2% não tomam nenhuma atitude.
    • 13% fazem boletim de ocorrência.

Conhecimento sobre a LGPD

  • Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD): 83,1% dos mineiros afirmam ter conhecimento da legislação.
  • Conscientização: Sara Sato, assessora jurídica da FCDL-MG, destaca que, embora os titulares estejam mais conscientes dos seus direitos, a engenharia social utilizada por fraudadores ainda é um desafio. Técnicas sofisticadas ganham a confiança das vítimas, que acabam repassando seus dados pessoais de boa-fé.

Para mais detalhes, a pesquisa completa pode ser acessada aqui.

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG) faz parte do Sistema CNDL, uma das maiores redes representativas do setor de comércio e serviços do país. Com 51 anos de atuação, a FCDL-MG reúne mais de 200 CDLs mineiras e representa cerca de 60 mil associados, responsáveis por aproximadamente 63% do PIB estadual.

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