Estrada Real- Tiradentes
Relevo acidentado, cultura, entretenimento e muita história. Estamos falando de Tiradentes, que é uma mistura dos sabores de Minas: história, cultura, religiosidade, natureza e gastronomia.
Engastado no sopé da Serra São José, o município possui um acervo turístico, recreativo e cultural de dar inveja qualquer outro lugar.
Com importantes exemplos de arte barroca que enriquecem sua paisagem, algumas com o toque magistral do escultor Aleijadinho, Tiradentes confere um aspecto bucólico, romântico e ao mesmo tempo, com entretenimento e aconchego, proporcionados pelos seus ares interioranos e temperaturas amenas.
Uma das herdeiras do ciclo do Ouro, Tiradentes foi desbravada por volta de 1702, formando o arraial Santo Antônio do Rio das Mortes.
No ano de 1718 o arraial foi elevado à vila, e chamado de Vila de São José, e passou a categoria de cidade no ano de 1860.
No século XIX é sugerido que o nome da cidade seja modificado, homenageando Tiradentes, “herói” da inconfidência mineira. E em 06 de dezembro de 1889, com a proclamação da República, a cidade passa a se chamar pelo seu atual nome “Tiradentes”.
Em 20 de Abril de 1938, a cidade é tombada como patrimônio histórico pelo IPHAN, tendo suas casas, lampiões, igrejas, monumentos e demais partes recuperadas.
Com suas belas paisagens naturais, museus e igrejas históricas, Tiradentes guarda surpresas até para quem já conhece o destino.
Da arquitetura colonial com decoração de ouro a cachoeiras, das lojinhas de artesanato local às deliciosas opções de gastronomia mineira.
Trekking, cicloturismo, cavalgadas e rapel, são algumas das aventuras proporcionadas pela cidade, que também oferece uma excepcional viagem a bordo de uma Maria Fumaça com destino à vizinha São João del-Rei.
A Travessia da Serra de São José, serra que emoldura Tiradentes, começa pela Trilha do Carteiro, passa pela Calçada dos Escravos e chega ao topo da Serra de São José, no Mirante 360°, com 1.260 m de altura.
O charmoso passeio do Trem Maria Fumaça de Tiradentes não pode ficar de fora.
A viagem pela Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM) na Maria Fumaça, é a mais antiga em operação no Brasil, em um trajeto cercado por paisagens belíssimas que preservam a arquitetura do século XIX.
Como se não bastassem as atrações turísticas tradicionais, a cidade conta ainda com eventos praticamente mensais, entre os mais célebres, estão a Mostra de Cinema de Tiradentes e o Festival Internacional de Cultura e Gastronomia.
O Largo das Forras, local pulsante de Tiradentes, é a praça coração do centro histórico, e reúne as tradicionais charretes que levam os turistas para uma volta pela região, restaurantes, bares, lojas de artesanatos e produtos típicos, pousadas, centro de atendimento ao turista e a bela
Capela Bom Jesus da Pobreza.
Há muita história e arte no destino Tiradentes, que oferece experiências imersivas com ceramistas, escultores e pintores contemporâneos, e que conversam com a tradição das obras presentes na arquitetura histórica da cidade.
A vida noturna em Tiradentes, não é muito agitada, e o destaque é a Matriz de Santo Antônio.
Às sextas-feiras e sábados, a partir das 20h, ocorrem concertos de música antiga no órgão português da igreja, datado de 1788 e composto por oito fileiras de tubos e pinturas que evidenciam o estilo rococó.
Outra opção na noite Tiradentina é o Show de Luzes com Roteiro Narrado, que antecede o concerto, e é composto por jogos de luzes e um texto, que faz uma visita guiada da história da Matriz, narrada pela voz do ator Paulo Goulart.
A igreja Matriz de Santo Antônio, é uma das obras-primas da arquitetura barroca de Minas Gerais, com esculturas feitas por Aleijadinho tanto na fachada, como na portada, que datam de 1810, e altares cobertos de ouro e detalhes angelicais, no melhor estilo barroco.
A charmosa Tiradentes é diversa nas suas atrações e é, definitivamente, um destino para
entrar em suas próximas viagens pela Estrada Real!
Estrada Real: VIVA, EXPERIMENTE, DESCUBRA!
DANIEL MAGALHÃES JUNQUEIRA
130