A construção da linha 2 do metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) começou ontem, segunda-feira, em um evento acompanhado pelo governador Romeu Zema e o vice-governador Professor Mateus.
A nova linha terá 10,5 quilômetros de extensão e contará com sete estações, interligando a atual linha 1 até o Barreiro.
Zema celebrou o início das obras, destacando que esse projeto representa o maior investimento em infraestrutura na região em décadas.
O valor total do projeto é de mais de R$ 3 bilhões, e a previsão é que a operação comercial da linha 2 comece em 2028, após 20 anos de espera.
A nova linha vai transportar cerca de 56 mil passageiros diariamente, reduzindo o tempo de viagem em até 30 minutos para os usuários, proporcionando uma melhora significativa na qualidade de vida.
O vice-governador ressaltou o impacto positivo do projeto para os trabalhadores e estudantes, enquanto a concessionária Metrô BH segue com a modernização da linha 1 e expansão até Novo Eldorado, em Contagem, prevista para 2026.
Além disso, desde junho de 2023, melhorias tecnológicas foram implementadas, como Wi-Fi gratuito nas estações e trens, painéis de LED informativos, e o sistema de bilhetagem digital.
O governo também adquiriu 24 novos trens da fabricante chinesa CRRC Corporation Limited, que devem entrar em operação a partir de 2026, com novos sistemas que garantem maior conforto e eficiência energética.