A Cemig publicou, na última quinta-feira, o edital para o primeiro processo de captação de projetos de inovação com foco em eficiência energética, parte do Programa de Eficiência Energética (PEE), regulado pela Aneel.
O edital, anunciado durante o 20º Congresso Brasileiro de Eficiência Energética (Cobee), visa a implementação de soluções inovadoras que beneficiem cidades e empresas, promovendo a redução do desperdício de energia.
O engenheiro de Eficiência Energética da Cemig, Matheus Herzog, destacou que o processo busca fomentar tecnologias e soluções que respondam à crescente demanda energética de forma sustentável, especialmente nas áreas urbanas e rurais. O foco é integrar novos projetos às ações já existentes, promovendo a eficiência energética em diversos setores.
O edital estabelece desafios organizados em torno de áreas estratégicas como cidades, indústrias, agronegócio, saneamento e edificações eficientes, além de iniciativas de educação em eficiência energética e gestão eficiente da energia. Os projetos podem envolver desde tecnologias modernas em iluminação pública até ações educativas sobre o uso sustentável de energia, e soluções para o agronegócio, como automação, eletrificação e sistemas de irrigação eficientes.
O prazo para submissão das propostas vai até 18/12, com o resultado previsto para 30/1/2025. Interessados podem acessar o regulamento no site do Inova Cemig.
Nos últimos 25 anos, o PEE da Cemig já investiu R$ 1 bilhão, economizando 7.423 GWh de energia e evitando a emissão de 520 mil toneladas de CO2, contribuindo significativamente para a preservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida em Minas Gerais.