A Copasa é uma das cem empresas do país que se destacaram nas áreas ambiental, social e de governança, segundo a edição 2024 do Anuário Integridade ESG divulgada neste mês.
A companhia mineira ocupa a 78ª posição com melhor desempenho.
A inclusão demonstra a eficácia da Gestão da Sustentabilidade da Copasa e os resultados obtidos com a atuação em prol do desenvolvimento sustentável, tornando concreto o seu propósito de “Cuidar da Água e Gerar Valor para as Pessoas”.
A Agenda ESG é um mecanismo de inteligência competitiva para a Copasa, que colabora na aceleração dos processos de gestão e de operação, definindo a priorização e a inclusão dos compromissos ESG no modelo de negócio da companhia.
É centrado no cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para a geração de retorno financeiro competitivo, a mitigação dos riscos e a constante adequação das operações e dos relacionamentos às oportunidades ambientais, sociais e de governança corporativa.
A agenda abrange os compromissos da companhia com a proteção das águas, relacionamento com cliente, saúde e segurança do trabalho, equidade de gênero, compliance e proteção dos direitos das crianças e adolescentes (gerações futuras).
Entre eles, destacam-se o Pró-Mananciais, que promove a proteção, preservação e recuperação de microbacias hidrográficas e de áreas de recarga dos aquíferos utilizados pela Copasa para o abastecimento público, bem como a diminuir as emissões de gases de efeito estufa.
O Programa Engajar para Transformar tem como principal objetivo assegurar uma atuação social sustentável e que agregue valor ao negócio da companhia.
A iniciativa estabelece as diretrizes do relacionamento da Copasa com a comunidade, com foco do cliente, e apresenta uma metodologia que estabelece presença, diálogo e afinidade com as comunidades locais.
As equipes do Engajar para Transformar atuam em mobilizações sociais para conscientizar as pessoas sobre os benefícios socioeconômicos e ambientais do saneamento e a importância da conexão e uso adequado das redes de saneamento.
Outros destaques são o Programa de Mentoria Feminina, que tem como objetivo encorajar e preparar mulheres que integram os quadros da Copasa para construírem suas trajetórias profissionais e evoluir em suas carreiras.
O Programa Confia em 6%, que tem o propósito de incentivar a participação cidadã dos colaboradores da Copasa a transformar parte do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), declarado anualmente, em auxílio para milhares de crianças e adolescentes nos municípios em que a companhia opera.
Também o Programa Acidente Zero consiste num conjunto de projetos e ações para a consolidação de uma cultura pautada pelo comportamento seguro, pela disciplina operacional e pela fiscalização das condições de segurança.
O Programa Voluntários da Copasa reforça os talentos internos e parcerias estratégicas para promover ações estratégicas que resultam em benefícios para a Copasa e a comunidade, potencializando a obtenção da Licença Social para Operar.
ISE B3
Em janeiro deste ano, a Copasa passou a integrar a lista do grupo de companhias que integram a 19ª carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, que em 2024 reúne 78 empresas de 36 diferentes setores do país.
O objetivo do ISE B3 é ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de empresas selecionadas pelo seu reconhecido comprometimento com a sustentabilidade empresarial.
O índice também possibilita um poderoso benchmarking de mercado, apoiando os diferentes investidores a selecionarem os ativos que estejam alinhados às melhores práticas de sustentabilidade, uma vez que as iniciativas ESG contribuem para a perenidade dos negócios.
Para participar do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3, as companhias devem obrigatoriamente atender a rigorosos quesitos relacionados às práticas sustentáveis.
Outro reconhecimento ao modelo de negócio sustentável da Copasa foi a obtenção de uma linha de crédito rotulada como Empréstimo Sustentável (Sustainability Loan) e Empréstimo Azul (Blue Loan), em parceria com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), cujos recursos serão destinados a obras de melhoria nos sistemas de abastecimento de água e esgoto.