A última sexta-feira, data em que se comemora o Dia Mundial do Turismo, foi marcada pelo lançamento nacional da Rota do Frango e Cachaça, entre outras ações, durante a participação do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), na Abav Expo 2024, em Brasília.
O estande de Minas Gerais, criado com patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e apoio do Sebrae Minas, foi palco da apresentação do projeto, idealizado pela Instância de Governança Regional (IGR) Grutas em parceria com a Diretoria de Gastronomia do Senac Minas.
O novo roteiro, que conta com o apoio da Secult-MG, fortalece a cadeia produtiva da gastronomia no Circuito Turístico das Grutas, além de gerar emprego e renda por meio da promoção da cozinha mineira em 15 municípios. Participam da Rota Frango e Cachaça diversos estabelecimentos de Cachoeira da Prata, Caetanópolis, Capim Branco, Confins, Cordisburgo, Fortuna de Minas, Jequitibá, Lagoa Santa, Matozinhos, Paraopeba, Pedro Leopoldo, Prudente de Morais, Santana de Pirapama, São José da Lapa e Sete Lagoas.
A secretária de Estado Adjunta de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Josiane de Souza, ressaltou a importância do projeto: “Minas Gerais ganha mais uma rota que evidencia nossa cozinha como potência cultural, turística e econômica e é especial que o lançamento nacional aconteça no Dia Mundial do Turismo e também aqui na Abav. Com os roteiros turísticos apoiados pelo Governo de Minas e pela Secult, criamos um cenário favorável ao desenvolvimento de todas as regiões do estado”.
Para celebrar o lançamento da Rota do Frango e Cachaça na Abav Expo 2024, a Secult-MG ofereceu aos convidados as empadinhas de Cachoeira da Prata, patrimônio imaterial do município, e promoveu a Cozinha Viva com o chef Henrique Brud, que preparou frango com ora-pro-nobis e penne para quem visitou o estande de Minas no evento. O especialista em drinks Victor Quaranta ficou responsável por criar bebidas com que mesclaram gin, vinho, cachaça e uísque com ingredientes como pequi, hortelã, pimenta, gengibre, limão, doce de leite e café.
A Abav Expo é uma das maiores feiras de turismo da América Latina e acontece desde quinta-feira (26/9) no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. Até este sábado (28), o evento, realizado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens de Minas Gerais (Abav), reunirá mais de 42 mil participantes, entre operadores, agentes de viagem, empresas e representantes de diversos segmentos do setor.
O estande de Minas Gerais em Brasília destacou os sabores e a diversidade da Cozinha Mineira, reconhecida por turistas de todo o mundo como uma das principais riquezas do estado. Além disso, o pintor Ataíde Miranda realizará uma intervenção artística nos três dias de feira e expositores de dez Instâncias de Governança Regionais (IGRs) farão a promoção de seus destinos.
Os chefs Ana Gabriela Costa e Igor Anaxagoras participaram da programação da Cozinha Viva. Broa de fubá com milho verde tostado, creme de pipoca e queijo do Serro e creme de canastra com goiabada cítrica e farofa de castanha atraíram o público.
Quem visitou o espaço de Minas Gerais se deliciou com degustação de queijos, doce de leite, goiabada e compota de jabuticaba. A influenciadora mineira Vera Lúcia mostrou aos visitantes como se prepara o biscoito “Montanha Russa”, cuja receita ficou famosa nas redes sociais. No Instagram, Vera Lúcia da Chácara Cristal, como é conhecida na internet, tem um milhão de seguidores.
As atividades no estande mineiro ainda contemplaram a promoção, em parceria com o Sebrae Minas, de quatro roteiros – Artes, Café do Cerrado, Cafés do Sul de Minas e Rota de Cicloturismo Bahia-Minas voltados para a cultura, ecoturismo, gastronomia e o turismo de aventura.
Já a Invest Minas, agência de atração de investimentos ligada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), também esteve presente no espaço de Minas na Abav apresentando a Invest Minas Tur, ferramenta digital que conecta oportunidades de negócios no turismo de Minas Gerais aos investidores e possíveis interessados no setor.