O Trilhas de Futuro, maior programa de formação profissionalizante gratuita de Minas Gerais, está expandindo sua oferta na quinta edição, aumentando de 40 mil para 50 mil vagas devido à alta demanda.
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação, registrou mais de 346 mil inscrições, um recorde que motivou a criação de 10 mil vagas extras.
O programa, que já credenciou 230 instituições de ensino em 157 municípios, oferece 102 modalidades de cursos técnicos. Novas opções incluem Agente Comunitário de Saúde, Brinquedoteca, e Panificação, entre outros.
Os resultados da alocação serão divulgados em 11 de outubro, com matrículas de 15 a 29 de outubro. As aulas começam em 3 de fevereiro de 2025. Para vagas remanescentes, haverá um novo período de inscrições de 12 a 22 de novembro.
O programa já contabiliza mais de 140 mil matrículas e 50 mil formados, reafirmando seu compromisso com a educação e o desenvolvimento profissional dos jovens mineiros.
Após a alocação do estudante no curso pretendido, será enviado um comprovante da alocação pelo e-mail informado no ato da inscrição, contendo a documentação a ser apresentada e demais orientações para efetivar a matrícula.
Para o preenchimento das vagas remanescentes, que ainda permanecem disponíveis após o prazo de confirmação de matrícula, a SEE/MG abrirá um novo período de inscrição, previsto para ocorrer entre os dias 12 e 22/11. Essas vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de inscrição no site.