Uma parceria com o governo de Minas para o programa “Trilhas de Futuro nas Escolas”, foi firmada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Minas Gerais (SENAI-MG).
O programa foi lançado pela Secretaria de Estado de Educação no início do mês de outubro.
O programa vai ofertar 9,6 mil vagas em cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para estudantes do Ensino Médio da rede estadual de ensino com o objetivo de ampliar oportunidades educacionais e preparar os jovens para o mercado de trabalho.
As vagas são destinadas a estudantes que iniciarão o 1º ano do Ensino Médio em Tempo Integral (Emti) em 2025 e estarão disponíveis em 153 escolas estaduais, distribuídas por 37 municípios mineiros.
Entre os cursos ofertados estão áreas estratégicas para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais como Automação Industrial, Biocombustíveis, Fabricação Mecânica, Manutenção de Máquinas Industriais, Mecatrônica, Metalurgia, Mineração, Sistemas de Energia Renovável e Soldagem.
O projeto será ofertado em 37 municípios que possuem escolas estaduais com Emti e unidades do Senai. As cidades participantes são: Araxá, Arcos, Barão de Cocais, Barbacena, Belo Horizonte, Betim, Cataguases, Contagem, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Itabira, Itajubá, Itaúna, Ituiutaba, João Monlevade, Juiz de Fora, Mariana, Montes Claros, Nova Lima, Ouro Branco, Patos de Minas, Pedro Leopoldo, Pirapora, Poços de Caldas, Ponte Nova, Pouso Alegre, Santa Luzia, Santa Rita do Sapucaí, São Gonçalo do Rio Abaixo, São João del-Rei, Sete Lagoas, Três Marias, Ubá, Uberaba, Uberlândia e Vespasiano.
Segundo a Secretaria de Estado de Educação, o “Trilhas de Futuro nas Escolas” contará com aulas teóricas realizadas nas escolas estaduais e aulas práticas nos laboratórios do Senai. “Esse formato permite que os estudantes cursem o ensino médio e a formação técnica em instituições distintas, mas com conteúdo integrado, potencializando a proposta de desenvolvimento interdimensional da educação em tempo integral em Minas Gerais”, informou o governo do Estado em matéria publicada pela Agência Minas.
As inscrições para o “Trilhas de Futuro nas Escolas” podem ser realizadas até o dia 1° de novembro de 2024 por meio do Cadastro Escolar 2025, no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem), no site: www.cadastroescolar.educacao.mg.gov.br
Criado em 2021 pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação, o Trilhas de Futuro se firmou como uma iniciativa pioneira e referência nacional na oferta de cursos técnicos gratuitos, atendendo estudantes em instituições públicas e privadas.
Com mais de R$ 1,5 bilhão já investidos, o Trilhas de Futuro já formou mais de 50 mil profissionais e capacitou outros 92 mil, distribuídos em 94 cursos diferentes, presentes em 145 municípios de Minas Gerais.
A quinta edição, atualmente em andamento, atingiu um recorde histórico, com mais de 346 mil inscrições para as 40 mil vagas disponíveis e o SENAI-MG também é parceiro do governo no programa.