Estudantes mineiros participam do maior evento de Ciência e Tecnologia da América Latina

39a Mostratec Divulgacao Balcao News 22 10 39a Mostratec Divulgacao Balcao News 22 10
Os jovens pesquisadores analisam temas nas áreas da sustentabilidade, inteligência artificial, tecnologia, agricultura e saúde. Foto: Divulgação/Mostratec.

Alunos de Belo Horizonte, Contagem, Ituiutaba e Santa Bárbara vão representar Minas Gerais na feira de Ciência e Tecnologia, que começa, hoje, acontece em Novo Hamburgo-RS, no Centro de Eventos da FENAC.

Cinco trabalhos de Minas Gerais vão ser apresentados na 39ª Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, que inicia nesta terça-feira. O evento é considerado o maior do gênero na América Latina e sua organização é feita pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. A feira que termina na próxima sexta-feira, dia 22 vai contar com representantes de 12 países e de 21 Estados da federação.

Os jovens pesquisadores analisam temas nas áreas da sustentabilidade, inteligência artificial, tecnologia, agricultura e saúde.

De Belo Horizonte, do Colégio Militar de Belo Horizonte, vem o tema Avaliação da produção de barras de cereais, biofilme e sabonetes a partir de frutos do cerrado: uma alternativa sustentável para o descarte indevido, apresentado por Nathan Patrício Ferreira de Abreu, Gianluca de Souza Barbosa Gomes e Marco Túlio Mozelli Diniz.

Já de Contagem, da FUNEC unidade CENTEC, é apresentado o projeto ParasitAI, por Rebeca Lorelayne Barbosa e Sâmella Ester Cordeiro Barbosa.

Do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, vem a pesquisa Ventilador Inteligente Microcontrolado: usando a eletrônica na automatização de tarefas, feita por Kaique Vinicios Faria Sebastião.

De Ituiutaba, da Escola Estadual Coronel Tonico Franco vem o trabalho que leva como título PH um fator avaliado na aquicultura pesquisado por Gabriella Moreira Silva, Priscila Amaral de Oliveira e Yago Henrique Gomes Medeiros.

Por fim, de Santa Bárbara, da Escola Estadual Afonso Pena, é exposto o assunto Adolescentes da Escola Estadual Afonso Pena: conhecem sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)? – PARTE II, elaborada por Paula Daniele Alves Araújo e Marlon Henrique Melo dos Santos

No total da Mostra, serão apresentados 795 projetos de estudantes do ensino médio e técnico, do ensino fundamental e da educação infantil. Além da Mostra, ocorrerá também a Mostratec Júnior, o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), e o Desafio de Robótica Mostratec Atto.

Além do Brasil, participam estudantes dos países: Argentina, Colômbia, Dinamarca, México, Paraguai, Peru, Portugal, Suíça, Taiwan, Tunísia e Ucrânia.

Os Prêmios e Incentivos Educacionais estão sendo oferecidos por 30 organizações, estimados em mais de R$ 1 milhão. Entre as instituições que darão prêmios estão: Assembleia Legislativa/RS, Casio Educação, Prefeitura NH, Câmara de Vereadores NH, Marinha do Brasil, Conselho Federal dos Técnicos Industriais, Conselho Regional dos Técnicos Industriais/RS, Feevale, Unisinos, Ulbra, Universidade La Salle, UniRitter, Faculdade IENH, Killing, Vilage, IBTeC, Sicredi, entre outros.

O Sebrae continua como parceiro na realização da feira e a entidade também está colaborando na realização do evento.

A Mostratec-Liberato conta com o patrocínio do Sicredi, do Banrisul, da Petrobras, do CNPq e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Mais informações em www.mostratec.com.br

Leia mais:

Projeto quer garantir proteção dos consumidores em caso de apagões

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossos Termos de Uso e as nossas Políticas de Privacidade