Alunos de Belo Horizonte, Contagem, Ituiutaba e Santa Bárbara vão representar Minas Gerais na feira de Ciência e Tecnologia, que começa, hoje, acontece em Novo Hamburgo-RS, no Centro de Eventos da FENAC.
Cinco trabalhos de Minas Gerais vão ser apresentados na 39ª Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, que inicia nesta terça-feira. O evento é considerado o maior do gênero na América Latina e sua organização é feita pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. A feira que termina na próxima sexta-feira, dia 22 vai contar com representantes de 12 países e de 21 Estados da federação.
Os jovens pesquisadores analisam temas nas áreas da sustentabilidade, inteligência artificial, tecnologia, agricultura e saúde.
De Belo Horizonte, do Colégio Militar de Belo Horizonte, vem o tema Avaliação da produção de barras de cereais, biofilme e sabonetes a partir de frutos do cerrado: uma alternativa sustentável para o descarte indevido, apresentado por Nathan Patrício Ferreira de Abreu, Gianluca de Souza Barbosa Gomes e Marco Túlio Mozelli Diniz.
Já de Contagem, da FUNEC unidade CENTEC, é apresentado o projeto ParasitAI, por Rebeca Lorelayne Barbosa e Sâmella Ester Cordeiro Barbosa.
Do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, vem a pesquisa Ventilador Inteligente Microcontrolado: usando a eletrônica na automatização de tarefas, feita por Kaique Vinicios Faria Sebastião.
De Ituiutaba, da Escola Estadual Coronel Tonico Franco vem o trabalho que leva como título PH um fator avaliado na aquicultura pesquisado por Gabriella Moreira Silva, Priscila Amaral de Oliveira e Yago Henrique Gomes Medeiros.
Por fim, de Santa Bárbara, da Escola Estadual Afonso Pena, é exposto o assunto Adolescentes da Escola Estadual Afonso Pena: conhecem sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)? – PARTE II, elaborada por Paula Daniele Alves Araújo e Marlon Henrique Melo dos Santos
No total da Mostra, serão apresentados 795 projetos de estudantes do ensino médio e técnico, do ensino fundamental e da educação infantil. Além da Mostra, ocorrerá também a Mostratec Júnior, o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), e o Desafio de Robótica Mostratec Atto.
Além do Brasil, participam estudantes dos países: Argentina, Colômbia, Dinamarca, México, Paraguai, Peru, Portugal, Suíça, Taiwan, Tunísia e Ucrânia.
Os Prêmios e Incentivos Educacionais estão sendo oferecidos por 30 organizações, estimados em mais de R$ 1 milhão. Entre as instituições que darão prêmios estão: Assembleia Legislativa/RS, Casio Educação, Prefeitura NH, Câmara de Vereadores NH, Marinha do Brasil, Conselho Federal dos Técnicos Industriais, Conselho Regional dos Técnicos Industriais/RS, Feevale, Unisinos, Ulbra, Universidade La Salle, UniRitter, Faculdade IENH, Killing, Vilage, IBTeC, Sicredi, entre outros.
O Sebrae continua como parceiro na realização da feira e a entidade também está colaborando na realização do evento.
A Mostratec-Liberato conta com o patrocínio do Sicredi, do Banrisul, da Petrobras, do CNPq e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.
Mais informações em www.mostratec.com.br