A 32ª edição do Minas Trend, em sua nova casa, o Bh Shopping teve início ontem, com presença de representantes do setor produtivo e do governo do estado.
O evento vai até amanhã, quinta-feira. Quem percorrer os estandes localizados no Piso Ouro Preto terá a oportunidade de conferir as novidades das 144 marcas expositoras dos segmentos de Bolsas e Calçados, Vestuário, Joias e Bijuterias, Kids, Baby e Teens.
A expectativa é de um público de 2 mil pessoas por dia, com previsão de geração de negócios na ordem de R$ 25 milhões.
O Minas Trend é um dos maiores Salões de Negócios da Moda na América Latina e já se consolidou no calendário da moda mineira e nacional.
Esse ano, trouxe o tema “Reflexos da Moda: Revelando Horizontes”.
O presidente da FIEMG, Flávio Roscoe deu início à solenidade de abertura destacando os desafios, mas também as expectativas positivas de realizar o evento em um novo local. Em sua opinião, além de mais comodidade, o espaço possibilitará a ampliação do número de estandes para as próximas edições.
“O BH Shopping é um dos maiores e mais movimentados centros comerciais da capital mineira, com um grande fluxo de pessoas e facilidades, como estacionamento e uma excelente infraestrutura, que nos permitirá, inclusive, aumentar a capacidade de expositores participantes. Por isso, acredito que essa mudança irá agregar valor ao evento e possibilitar a todos uma experiência mais completa”, ressaltou.
Roscoe também falou da importância das parcerias para a realização do Minas Trend. “Temos aqui a união da indústria e do comércio, com o apoio da CDL/BH e da FECOMERCIO, e ainda o SEBRAE e a CODEMGE, demonstrando que a junção do setor produtivo é essencial para o sucesso de qualquer iniciativa”, afirmou.
O vice-presidente de relações públicas e sociais da CDL/BH, Fausto Izaac, representando o presidente da entidade, Marcelo de Souza e Silva, disse que o Minas Trend colocou o estado na rota do turismo de negócios ao mostrar toda a potência da moda mineira. “A moda é uma das maiores incentivadoras do empreendedorismo e da inovação. Em Belo Horizonte ela impulsiona o comércio, gera emprego e renda para a população e ainda movimenta outros setores, como a educação, através das escolas de moda e design”, pontuou.
Já a diretora de educação profissional do SENAC Minas, Cristiane Serpa, salientou que a influência da indústria da moda para a economia e o desenvolvimento do estado demonstram a importância da educação e da capacitação para potencializar os resultados. “É essencial que o empresariado invista em capacitação e formação para que seus times se fortaleçam e suas empresas prosperem cada vez mais”, analisou.
Marden Magalhães, diretor de operações do Sebrae Minas, destacou o potencial da moda autoral e o investimento que a entidade tem feito no projeto “Mãos à Moda”, que visa estimular o empreendedorismo, valorizando a cultura mineira e as tradições locais. “Vamos lançar aqui no Minas Trend a coleção Alma, da marca coletiva Almenara Têxtil. Essa marca é fruto do nosso projeto e trabalha com 50 mulheres, fazendo um resgate de técnicas de teares e bordados, com elementos de identidade e história do patrimônio material e imaterial da região do Vale do Jequitinhonha”, explicou.
A secretária-adjunta de Cultura e Turismo, Josiane de Souza representou o governador Romeu Zema, e parabenizou a FIEMG como agente facilitador do empreendedorismo, por meio da realização do Minas Trend. “É um estímulo à cadeia produtiva, aos novos negócios e às novas ideias. A moda mineira tem inovação, beleza, alma e talento. Desejo que agora, na nova casa, o evento se expanda e se fortaleça cada vez mais”, declarou.
Encerrando a solenidade de abertura, Thais Silva, gerente de comunicação da CODEMGE, ressaltou que a longa parceria entre as duas entidades. “A CODEMGE e a FIEMG são parceiras antigas. Fazemos questão de apoiar todas as iniciativas da entidade, pois sabemos que elas contribuem ativamente para o desenvolvimento de Minas Gerais.
A programação do Minas Trend segue até a próxima quinta-feira, 24, com uma programação que inclui, além das visitas aos estandes, palestras e desfiles.
O Minas Trend é uma realização da FIEMG, por iniciativa de sua Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios, e suas entidades SESI e SENAI, com patrocínio máster da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (CODEMGE), patrocínios da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC/Fecomércio e da Ventana Serra do Brasil e apoio máster do SEBRAE Minas e apoio do Centro Universitário UNA.