A Prefeitura de Belo Horizonte deu início à campanha “Carnaval é na Lata”, um esforço para promover a segurança durante o Carnaval por meio de ações educativas voltadas a comerciantes e ambulantes.
A iniciativa busca reduzir riscos associados ao uso de recipientes perfurocortantes, como garrafas de vidro, em áreas onde os blocos de rua desfilam.
A campanha, parte do programa Fiscalizar e Educar, começa, amanhã, dia 28 de janeiro e envolve visitas de fiscais da Secretaria Municipal de Política Urbana a bares e restaurantes localizados nas rotas dos blocos.
Essas abordagens incluem:
- Distribuição de cartazes informativos;
- Orientações sobre proibições, como a realização de eventos sem licença, obstrução de calçadas e uso de caixas de som em espaços públicos;
- Regras de segurança, como a proibição do uso de objetos pontiagudos no serviço de alimentos.
Além disso, ambulantes licenciados são proibidos de vender bebidas em garrafas de vidro, sob pena de multas, apreensão de mercadorias e cancelamento do credenciamento.
O Carnaval de Belo Horizonte, que acontece entre 15 de fevereiro e 9 de março de 2025, promete atrair 6 milhões de visitantes e gerar cerca de R$ 1 bilhão para a economia local.
Fiscalização nos desfiles
Durante o período carnavalesco, as equipes de fiscalização atuarão em todas as regionais da cidade para:
- Garantir a desobstrução das vias públicas para o desfile e posterior limpeza;
- Atender demandas da comunidade sobre irregularidades, como eventos não licenciados e comércio ambulante sem autorização;
- Dispersar ambulantes após o encerramento dos desfiles.
Com ações educativas e preventivas, a Prefeitura busca aliar a diversão à segurança, promovendo um Carnaval mais organizado e sustentável.