Em meio às críticas sobre a falta de contenção de gastos no governo federal, o Banco do Brasil lançou uma licitação para investir R$ 1,9 bilhão em publicidade nos próximos cinco anos. O montante representa um desembolso médio anual de R$ 380 milhões, que será distribuído entre quatro agências de marketing contratadas para executar a campanha publicitária.
Edital prevê ampla gama de serviços
De acordo com o edital publicado pelo Banco do Brasil, os recursos serão utilizados para serviços que vão desde o planejamento estratégico e a conceituação criativa até a produção de peças publicitárias, organização de eventos e execução de ações promocionais em diversas plataformas.
A licitação, segundo noticiou o jornalista Robson Bonin da Coluna Radar/Veja, prevê um contrato abrangente, incluindo publicidade institucional, campanhas de marketing para produtos e serviços, além de iniciativas de relacionamento com clientes e ações para fortalecimento da marca.
Repercussão e possíveis questionamentos
O valor elevado da licitação pode gerar questionamentos em órgãos de controle, como o Tribunal de Contas da União (TCU), que tem como função fiscalizar os gastos públicos. Diante do cenário econômico e da necessidade de equilíbrio fiscal, há espaço para debates sobre a real necessidade de um investimento dessa magnitude em publicidade por parte de uma instituição financeira estatal.
A iniciativa do Banco do Brasil levanta discussões sobre prioridades na alocação de recursos públicos e pode atrair a atenção de parlamentares e entidades fiscalizadoras.
- No dia de hoje (18/02) o BB enviou a Coluna Radar uma nota em que apresenta justificativas para os gastos com publicidade. Confira aqui:
As justificativas do BB para gastar R$ 1,9 bilhão em publicidade
‘BB faz uso do marketing para promover produtos e serviços, visando gerar engajamento, aumentar vendas e reforçar a sua marca’, diz o banco
“A contratação de serviços para a realização das ações promocionais integra as estratégias do Banco do Brasil para promoção de relacionamento com os diversos públicos de interesse e, em especial, para a geração de negócios, contribuindo para o atingimento dos objetivos e metas da empresa, que apresentou lucro líquido ajustado de 28,3 bilhões de reais nos primeiros nove meses de 2024.
Atuando em um mercado extremamente concorrencial, o BB faz uso do marketing promocional para promover produtos e serviços, visando gerar engajamento, aumentar vendas e reforçar a sua marca, potencializando relacionamentos de longo prazo e estimulando experiências positivas aos clientes e potenciais clientes.
Para dar uma dimensão do impacto nos negócios, somente as ações promocionais nas principais feiras de agronegócio do país contribuíram para prospectar 19,5 bilhões de reais em 2024, mostrando a relevância que o marketing promocional tem no apoio aos resultados do Banco.
O objetivo central é incentivar uma ação, seja a compra, a experimentação ou a interação com a marca, o que inclui iniciativas que promovam a atração e fidelização de clientes, diferenciação da concorrência, impulso de vendas e fortalecimento da experiência do consumidor. A nova licitação amplia para 4 o número de empresas prestadoras de serviço para ações a serem realizadas em todo o Brasil, fomentando a economia criativa no país.
Os contratos garantirão a realização de eventos mercadológicos, institucionais, culturais, esportivos, educacionais, de entretenimento, de relacionamento, endomarketing e capacitação dos funcionários de todo o Conglomerado BB, visando o alcance dos objetivos estratégicos da instituição.
Cabe destacar ainda que a estratégia de marketing do Banco do Brasil é orientada por dados e baseada nas melhores práticas de mercado, garantindo eficiência, transparência e otimização contínua dos investimentos. O BB adota uma governança robusta na gestão de eventos promocionais, realizando avaliações periódicas de performance e promovendo ajustes sempre que necessário para assegurar a melhor eficiência na alocação dos recursos.
O Banco do Brasil divulga as informações sobre a execução de contratos de promoção seguindo todas as exigências de legislação que tratam sobre o tema.”
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