Páscoa impulsiona comércio em Minas Gerais

varejo projeta crescimento nas vendas
Varejo espera crescimento na Pascoa Balcao News 29 3 25 Varejo espera crescimento na Pascoa Balcao News 29 3 25
Os melhores resultados são esperados no Sul de Minas, Zona da Mata, Jequitinhonha-Mucuri e Central.. Foto: Divulgação: Fecomércio-MG.

A proximidade da Páscoa traz otimismo para o comércio varejista em Minas Gerais. Segundo a pesquisa “Expectativa do Comércio Varejista – Páscoa 2025”, da Fecomércio MG.

Segundo  a pesquisa, 41,7% dos varejistas do setor alimentício esperam boas vendas, e 39,9% acreditam que o faturamento será maior do que em 2024.

Para 47% das empresas, as vendas devem se manter estáveis em relação ao ano anterior, enquanto 11,9% temem um desempenho pior. Já 55% dos estabelecimentos do setor alimentício afirmam que a data não impacta seu faturamento.

A pesquisa foi realizada entre 10 e 20 de março, ouvindo 374 empresas em diversas regiões de Minas Gerais.

Os melhores resultados são esperados no Sul de Minas, Zona da Mata, Jequitinhonha-Mucuri e Central.

Fatores que impulsionam (e dificultam) as vendas

Os principais motivos para o otimismo dos comerciantes são:

Valor afetivo da Páscoa (49,3%)

Otimismo e esperança (37,3%)

Aquecimento do comércio (20,9%)

Já entre os fatores que podem impactar negativamente as vendas estão:

Alto preço dos produtos (55,0%)

Crise econômica (30,0%)

Endividamento do consumidor

Tendências de consumo e comportamento do cliente

72,4% dos estabelecimentos já iniciaram as vendas
82,7% dos consumidores preferem comprar na Semana da Páscoa
41,3% pesquisam preços antes de comprar
Itens mais vendidos: Ovos de Páscoa, caixas de chocolate e barras

O gasto médio por cliente deve variar:
R$ 70 a R$ 100 (22,5%)
R$ 100 a R$ 200 (21,04%)

Principais formas de pagamento esperadas:

Cartão de crédito parcelado

Cartão de crédito à vista

PIX

Ações para impulsionar as vendas:

Propagandas (36,9%)

Atendimento diferenciado (36,3%)

Promoções e liquidações (25%)

Marketing digital cresce como estratégia

86,7% usam Instagram

72% utilizam WhatsApp para divulgação

72,1% das empresas que vendem online fazem isso via WhatsApp

A economista Gabriela Martins, da Fecomércio MG, destaca que a Páscoa de 2025 deve impulsionar o comércio alimentício, superando as vendas do ano passado, mesmo com os desafios do alto preço dos produtos.

“Este ano, as expectativas são mais positivas, com destaque para a venda de ovos de Páscoa, que voltam a ser os itens mais procurados, diferente de 2024, quando as caixas de bombons lideraram as vendas.”

Acesse a pesquisa completa em: www.fecomerciomg.com.br

Leia mais:

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossos Termos de Uso e as nossas Políticas de Privacidade