A proximidade da Páscoa traz otimismo para o comércio varejista em Minas Gerais. Segundo a pesquisa “Expectativa do Comércio Varejista – Páscoa 2025”, da Fecomércio MG.
Segundo a pesquisa, 41,7% dos varejistas do setor alimentício esperam boas vendas, e 39,9% acreditam que o faturamento será maior do que em 2024.
Para 47% das empresas, as vendas devem se manter estáveis em relação ao ano anterior, enquanto 11,9% temem um desempenho pior. Já 55% dos estabelecimentos do setor alimentício afirmam que a data não impacta seu faturamento.
A pesquisa foi realizada entre 10 e 20 de março, ouvindo 374 empresas em diversas regiões de Minas Gerais.
Os melhores resultados são esperados no Sul de Minas, Zona da Mata, Jequitinhonha-Mucuri e Central.
Fatores que impulsionam (e dificultam) as vendas
Os principais motivos para o otimismo dos comerciantes são:
Valor afetivo da Páscoa (49,3%)
Otimismo e esperança (37,3%)
Aquecimento do comércio (20,9%)
Já entre os fatores que podem impactar negativamente as vendas estão:
Alto preço dos produtos (55,0%)
Crise econômica (30,0%)
Endividamento do consumidor
Tendências de consumo e comportamento do cliente
72,4% dos estabelecimentos já iniciaram as vendas
82,7% dos consumidores preferem comprar na Semana da Páscoa
41,3% pesquisam preços antes de comprar
Itens mais vendidos: Ovos de Páscoa, caixas de chocolate e barras
O gasto médio por cliente deve variar:
R$ 70 a R$ 100 (22,5%)
R$ 100 a R$ 200 (21,04%)
Principais formas de pagamento esperadas:
Cartão de crédito parcelado
Cartão de crédito à vista
PIX
Ações para impulsionar as vendas:
Propagandas (36,9%)
Atendimento diferenciado (36,3%)
Promoções e liquidações (25%)
Marketing digital cresce como estratégia
86,7% usam Instagram
72% utilizam WhatsApp para divulgação
72,1% das empresas que vendem online fazem isso via WhatsApp
A economista Gabriela Martins, da Fecomércio MG, destaca que a Páscoa de 2025 deve impulsionar o comércio alimentício, superando as vendas do ano passado, mesmo com os desafios do alto preço dos produtos.
“Este ano, as expectativas são mais positivas, com destaque para a venda de ovos de Páscoa, que voltam a ser os itens mais procurados, diferente de 2024, quando as caixas de bombons lideraram as vendas.”
Acesse a pesquisa completa em: www.fecomerciomg.com.br