Minas Gerais registra recorde na abertura de empresas

Minas se aproxima de recorde na abertura de empresas Marcos Correia Balcao news 10 10 25 Minas se aproxima de recorde na abertura de empresas Marcos Correia Balcao news 10 10 25
Somente em setembro, 9.255 novas empresas foram criadas — mais de 300 por dia. Foto: Marcos Corrêia/Sede-MG.

Estado soma mais de 87 mil novos negócios até setembro

Impulsionado por políticas de desburocratização e ambiente favorável ao empreendedorismo, Minas Gerais caminha para um recorde histórico na abertura de empresas.

Entre janeiro e setembro de 2025, foram formalizados 87.913 novos negócios, o que representa um aumento de 17,95% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 74.536 empreendimentos. Somente em setembro, 9.255 novas empresas foram criadas — mais de 300 por dia.

O destaque regional ficou com os Vales do Jequitinhonha e Mucuri, que registraram o maior crescimento proporcional, com alta de 28,80% no acumulado do ano. Na sequência aparecem as regiões Central (20,02%), Norte de Minas (19,86%), Centro-Oeste (18,28%), Zona da Mata (16,94%), Triângulo (14,26%), Sul de Minas (13,62%), Alto Paranaíba (13,12%) e Noroeste (8,65%).

Publicidade

Os números fazem parte do relatório mensal de registros mercantis da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), divulgado ontem,  quinta-feira (9).

Políticas que impulsionam o crescimento

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico, Mila Correa da Costa, o avanço expressivo demonstra o impacto positivo das medidas de simplificação e desburocratização adotadas pelo Governo de Minas.

“Nosso compromisso é garantir agilidade, segurança e liberdade para quem empreende em Minas”, afirmou.

A presidente da Jucemg, Patricia Vinte Di Iório, ressaltou que o estado manteve saldo positivo em todos os meses do ano.

“Essa performance reflete a confiança dos empreendedores no ambiente de negócios de Minas, mesmo diante de cenários globais incertos”, destacou.

Jequitinhonha e Mucuri lideram em setembro

Em setembro, os Vales do Jequitinhonha e Mucuri mantiveram a liderança, com alta de 21,32% frente ao mesmo mês de 2024. Em seguida vieram as regiões Centro-Oeste (18,49%), Central (12,78%), Zona da Mata (10,15%), Rio Doce (4,51%) e Norte de Minas (1,22%).

O crescimento está diretamente ligado às ações do programa Minas Livre Para Crescer (MLPC), que estimula municípios a adotarem medidas alinhadas à Lei da Liberdade Econômica. Entre as iniciativas, destacam-se o Novo Decreto Estadual de Liberdade Econômica e o canal Simplifique Minas Livre para Crescer, que busca reduzir a burocracia e fortalecer o ambiente de negócios.

Outra medida importante foi a aprovação tácita de registros de armazéns, implantada pela Jucemg, que garante a liberação automática de solicitações caso os prazos não sejam cumpridos.

Setor de serviços puxa as novas aberturas

Na análise por setor, o segmento de serviços lidera o crescimento, com 65.377 novas empresas e alta de 20,64% no acumulado do ano. Em seguida vêm o comércio (18.515 registros e alta de 10,80%) e a indústria (4.020 registros e 10,74%).

Em setembro, o setor industrial teve destaque, com avanço de 17,82% frente ao mesmo mês de 2024, seguido por serviços (9,71%) e comércio (-1,80%).

Belo Horizonte mantém liderança

A capital mineira segue na liderança, com 21.495 novos negócios em 2025 — alta de 7,94% em relação ao mesmo período do ano passado. Somente em setembro, foram 2.573 registros, crescimento de 15,95% em relação a 2024.

Em seguida aparecem Uberlândia (5.070 empresas no ano), Contagem (2.984), Juiz de Fora (2.383), Montes Claros (1.945), Uberaba (1.649), Betim (1.703), Divinópolis (1.238), Ipatinga (1.058) e Governador Valadares (1.124).

Encerramentos e MEIs

De janeiro a setembro, 66.501 empresas encerraram as atividades, aumento de 46,65% frente ao mesmo período de 2024 (45.346). Em setembro, foram 6.448 fechamentos, crescimento de 52,69% em relação a setembro do ano passado.

O levantamento da Jucemg considera empresas de todos os portes, exceto os Microempreendedores Individuais (MEIs), cujas inscrições são realizadas diretamente no Portal do Empreendedor, do Governo Federal.

Leia também:

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossos Termos de Uso e as nossas Políticas de Privacidade
Pu
Share this