Tornado F3 devasta 90% da cidade paranaense

Tornado Parana deixa mortos e muita destruicao Reproducao video Agencia Brasil balcao news Tornado Parana deixa mortos e muita destruicao Reproducao video Agencia Brasil balcao news
Segundo dados da Defesa Civil, 90% da área urbana da cidade sofreu algum tipo de dano na infraestrutura. Foto: Reprodução: vídeo/Agência Br.

Bairros inteiros foram devastados

Imagens aéreas de Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, revelam a destruição causada por um tornado de categoria F3 que atingiu a cidade na noite de ontem, sexta-feira (7).

Bairros inteiros foram devastados, com casas e comércios completamente destruídos.

Publicidade

Segundo dados da Defesa Civil, 90% da área urbana da cidade sofreu algum tipo de dano na infraestrutura. Até o momento, seis pessoas morreram, duas estão desaparecidas e 432 ficaram feridas.

O fenômeno meteorológico foi classificado pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) como um dos mais fortes já registrados no estado, com ventos de até 250 km/h.

Governador avalia decreto de emergência

O governador Ratinho Junior informou que o governo estadual estuda decretar estado de emergência para agilizar o envio de recursos e iniciar a reconstrução dos bairros atingidos.

“Em Rio Bonito do Iguaçu, praticamente as pessoas hoje não têm onde dormir mais. Nós já estamos preparando alojamentos desde ontem à noite”, disse o governador.

Ratinho Junior destacou que o tornado é considerado um dos mais violentos da história recente do Paraná.

“Nos últimos 30, 40 anos não se via um tornado com essa força. Silos, postos de gasolina, casas — tudo foi ao chão. Foi uma catástrofe sem precedentes”, afirmou.

Governo federal envia equipes de apoio

Equipes do governo federal foram enviadas à cidade para auxiliar nas operações de resgate, atendimento às vítimas e avaliação dos danos estruturais. O tornado provocou o colapso de edificações, danos à rede elétrica e bloqueio de vias, deixando parte da população sem energia.

O hospital de Laranjeiras do Sul, cidade vizinha, ficou superlotado após receber mais de 200 feridos vindos de Rio Bonito do Iguaçu. Entre os atendidos, nove estão em estado grave.

Leia também:

Indústria mineira registra alta em setembro, mas mantém ritmo lento

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossos Termos de Uso e as nossas Políticas de Privacidade
Share this