LIDE Minas promove encontro em BH
O LIDE Minas Gerais realizou, em 29 de setembro, o Summit Minas e Energia, na sede da FIEMG, em Belo Horizonte.
O evento reuniu autoridades, líderes empresariais e especialistas para discutir os rumos da matriz energética e mineral do Brasil, com foco em sustentabilidade, governança e inovação — áreas estratégicas para a economia mineira e nacional.
Abertura com autoridades
Na abertura, o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, destacou a importância de uma nova geração de lideranças na mineração e energia, ressaltando ainda a necessidade de melhor comunicação com a sociedade.
A presidente do LIDE Minas Gerais, Patrícia Leiva, lembrou que Minas nasceu da mineração e se consolidou pela energia renovável. Já o procurador-geral de Justiça do estado, Paulo de Tarso, defendeu o papel do Ministério Público como parceiro do setor na busca por uma mineração sustentável.
Painéis temáticos
O encontro contou com dois painéis de debate.
-
“O Papel da Mineração na Transição Energética”, com a secretária estadual de Meio Ambiente, Marília Carvalho, além de representantes da Samarco, Itaminas e Galápagos Capital.
-
“O Futuro da Matriz Energética Brasileira”, que reuniu lideranças da CEMIG, BMG e AYA Earth Partner.
Ambos os debates foram mediados pelo advogado Fábio Figueiredo, especialista em Direito Minerário.
Encerramento com o governador
O governador Romeu Zema conduziu a conferência de encerramento, reforçando a relevância da discussão para o futuro de Minas Gerais e a competitividade nacional.
Patrocínio
O Summit contou com o apoio de empresas e instituições como CODEMGE, FIEMG, CEMIG, Serra Leste Mineração, Governo de Minas Gerais, Flapper, Revista Encontro, Band Minas, Link Comunicação, 98 FM e TV LIDE.
Leia também:




