A importância de cuidar da saúde e da higiene pessoal infantil

Coluna Paternidade Consciente - Guto D’Assumpção

A importância de cuidar da saúde e da higiene pessoal infantil
Brasil Escola - UOL


A higiene pessoal e o trato com a saúde é algo que devemos incentivar desde criança. É na infância que os hábitos adquiridos se consolidam, e são levados por toda a vida adulta. Não só ensinar os filhos em relação a higiene pessoal, mas também mantê-los acompanhados de todo o cuidado médico, desde pediatra até ao oftalmologista, bem como no odontopediatra. Por isso é de extrema importância que os pais sejam incentivadores desse cuidado dos pequenos com sua higiene pessoal. Lembrando sempre que somos exemplo para nossos filhos, sendo assim devemos fazer aquilo que queremos que eles façam. Como cobrar de uma criança uma escovação dental contínua se você mesmo não o faz? difícil, não é?

Por isso o processo de ensino e conscientização é pelo exemplo, fazendo junto com eles, desde a higienização das mãos até a escovação dental. É muito mais fácil e eficaz você fazer com ele, auxiliando-o e ensinando-o, do que ficar cobrando toda hora que eles façam. E é impressionante como ao longo desse processo de educação, você perceberá que esses hábitos de higiene ficarão incutidos em seu filho, e ele o fará antes que você a peça para fazer. Por isso é tão importante que o diálogo e a paciência sejam a base dessa educação, pois é com paciência e sapiência que eles aprendem com mais facilidade e rapidez.

Com a Sofia buscamos conscientiza-la desde pequena quanto a importância da higiene pessoal. Ela mesmo já sabe quando está precisando cortar as unhas, que precisa lavar as mãos antes da refeições, a secar a vagina após urinar e etc. Apesar de escovar sempre os dentes após as refeições, por ser talvez o mais complexo deles, ela ainda usa como forma de nos desafiar, típico da idade dela. Mas, mesmo com seus 3 anos, ela já sabe da importância desses cuidados. Existem também formas lúdicas e muito interessantes que ajudam nesse processo de educação da higiene pessoal. Utilizar os objetos de limpeza, como escova de dente e sabonete, de pelúcia é um bom exemplo. Livros infantis e músicas sobre o tema também tem um efeito muito bom. A verdade é que ferramentas não faltam, e não há porque não buscar o bem-estar dos nossos pequenos. Como dito acima, lembram-se sempre que esses hábitos adquiridos ainda na infância se perpetuaram por toda a vida adulta destas crianças.