Aulas presenciais são retomadas em Juiz de Fora

Coluna MG - 20 de Setembro

Aulas presenciais são retomadas em Juiz de Fora
A segunda-feira marcou o primeiro passo para o retorno das aulas presenciais nas escolas juiz-foranas (Reprodução)

JF retoma atividades escolares

Após meses de negociações e embates judiciais, a segunda-feira, 20, marcou o primeiro passo para o retorno das aulas presenciais nas escolas juiz-foranas. Ao longo da semana, profissionais da educação retornam aos estabelecimentos de ensino do município para alinhar os últimos detalhes visando ao retorno dos alunos, previsto para acontecer a partir da semana seguinte. Segundo a Secretaria de Educação da Prefeitura de Juiz de Fora, o município tem 105.307 alunos e 7.510 professores na educação básica. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Formiga prorroga adesão ao Refis

A Prefeitura de Formiga prorrogou, por mais 45 dias, o prazo para adesão ao Refis, programa destinado a incentivar os contribuintes a regularizarem seus débitos com o Município, mediante a quitação de créditos municipais tributários e não tributários inadimplidos, inscritos ou não em Dívida Ativa. O Refis foi instituído em meados de junho e prorrogado pela primeira vez no início de agosto. (O Pergaminho – Formiga)

Pirapora vai atualizar registros

A Prefeitura de Pirapora, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Cultura deu início ao projeto para atualização dos registros para inventário dos bens culturais do município. A equipe da secretaria esteve em alguns pontos da cidade para verificação da estrutura, registro de fotografias e algumas análises dos bens culturais. Foram visitados para a atualização, os seguintes bens culturais do município: Estação Ferroviária, Igreja Matriz de São Sebastião, Colégio Santíssimo Sacramento, Sobrado de Tiburtino, Comércio de Sancho Ribas e Conjunto Arquitetônico da Franave, bens culturais inventariados e protegidos pelo município e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha – MG). (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)

Projeto proíbe linguagem neutra em escolas

Com apenas um voto contra, os vereadores de Divinópolis, na região Centro-Oeste de Minas, aprovaram o projeto que proíbe a linguagem neutra nas instituições de ensino públicas e privadas do município. A proposta foi aprovada por 15 votos em meio a gritos de “família”, na última semana. Manifestantes lotaram o plenário da Câmara Municipal. A linguagem também conhecida como “não binária” e inclusiva visa substituir amigo ou amiga por amigx, amigue. É uma forma de neutralizar as palavras para quem não se identifica como homem ou mulher. A norma se aplica a todos os níveis de educação, sendo que o descumprimento pode gerar penalidades administrativas. (O Popular – Nova Serrana) 

Secretaria ganha nova sede

A nova sede da Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Pará de Minas foi inaugurada recentemente. A expectativa é que o local se transforme em um centro de promoção e educação ambiental. A sede possui biblioteca e salas para reuniões, sendo que a utilização do espaço não se restringe aos projetos da secretaria responsável, uma vez que foi ampliada para outros serviços e para a comunidade. Até 2017, no prédio onde está instalada a secretaria funcionava a Escola Estadual Lenir Medina. O imóvel foi cedido à Prefeitura de Pará de Minas, que o reformou completamente. Hoje, ele também abriga a base de operações do Anjos do Asfalto. (Diário Pará de Minas)

Centros de Reservação voltam a fechar

Todos 11 Centros de Reservação de Uberaba devem ficar fechados nesta segunda-feira, 20, por um período de oito horas, no seguinte horário: das 8h às 16h. A suspensão da distribuição de água é necessária para continuar o reequilíbrio do reabastecimento dos reservatórios. A estratégia é manter todos dos Centros de Reservação em sua capacidade máxima, para que no horário de reabertura, o abastecimento seja equilibrado e uniforme para todos os bairros, independente se estejam localizados nas regiões mais altas de cada setor. (Jornal da Manhã – Uberaba)

NS vai investir em projeto de Cidade Inteligente

A Prefeitura de Nova Serrana, aderindo ao modelo de Cidades Inteligentes, realizou uma licitação vencida pela empresa Quantum Engenharia, a qual gerou uma Parceria Público Privada (PPP) em contrato que prevê investimentos de R$40 milhões. O projeto prevê a mudança de toda iluminação pública da cidade, com a substituição das atuais lâmpadas para as de led, além da implantação de uma rede de telecomunicações que vai interligar todos os prédios públicos, mais o serviço de videomonitoramento e rede de wifi para toda população da cidade. (Divinews – Divinópolis)

Grupo de dança se apresenta em festival

A Companhia de Dança Suelen Cristina, de Manhuaçu, se apresentou no Festival de Dança PlieÌ, no Teatro Caritas, em São Paulo, neste fim de semana. O festival de dança oferece as premiações para os três primeiros colocados e agora criou um troféu transitório e ainda vaga para participação no Festival Danzas del Mercosul, na Argentina. Suelen Cristina conta que o grupo estará em São Paulo com doze dançarinos. “Primeira categoria será apresentação de dança contemporânea com o tema sobre a violência doméstica. A segunda categoria é dança livre, com o tema movimento”, conta a dançarina. (Diário de Manhuaçu)