Bella Ciao – Um brinde a cerveja espanhola

Quem brindou assistindo La Casa de Papel vai lembrar! Saiba mais sobre os rótulos espanhóis na Coluna Mais um Lúpulo de hoje!

Bella Ciao – Um brinde a cerveja espanhola
Acervo Pessoal
Bella Ciao – Um brinde a cerveja espanhola

Hola, ¿cómo estas Lupuladas e Lupulados? Como puderam perceber, hoje temos uma convidada estrangeira para nosso papo sobre cerveja, ou melhor dizendo, cerveza! Quando perguntamos sobre cervejas gringas, nossa tendência natural sempre é direcionar o raciocínio para cervejas dos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e Bélgica.São referências graças às suas tradicionais escolas. Mas eu que curto conhecer e me aventurar em portfolios diferentes, te garanto que cada país certamente terá um exemplar especial e uma cultura cervejeira que vale conhecer. E hoje vamos falar da cerveja espanhola.

Talvez aquele dos países mais “calientes” da Europa, a Espanha é famosa pelo seu consumo quase “brasileiro” de cerveja. Você consegue ver pessoas comumente, qualquer dia da semana, com um copo de cerveja num bar, a qualquer hora do dia. A cultura de uma cerveja, e um bom acompanhamento, são o passatempo perfeito para qualquer dia do ano do espanhol. Existem algumas marcas típicas, que se encontra facilmente em qualquer lugar da Península Ibérica, como Mahou, Alhambra, San Miguel e Cruzcampo.

Aqui no Brasil, talvez a maior referência em cerveja espanhola seja a Estrella Galícia (@estrellagaliciabr). Ela foi fundada em 1906, na cidade de La Coruña, por um dos primeiros mestres cervejeiros da Espanha, José Maria Riviera Corral, após retornar das américas. Atualmente é uma das maiores marcas de cervejas da Espanha, presente hoje em mais de 40 países ao redor do mundo.

No Brasil, a cervejaria ‘Hijos da Rivera’, controladora da marca Estrella Galícia, anunciou em novembro de 2021 um investimento de R$ 2 bilhões no Brasil para impulsionar a sua escala de produção. Parte desse montante será investido na construção de uma nova fábrica própria, que será implantada no município de Araraquara, interior de São Paulo. Será a primeira fábrica da empresa fora de sua sede na Espanha. Ponto para o Brasil!!!

Uma curiosidade, que talvez tenha passado despercebido por alguns, é a presença constante da marca Estrella Galícia em La Casa de Papel, fenômeno de audiência da Nexflix nos últimos anos. Ao longo do passar das temporadas e sucesso que a série teve, sua presença foi se tornando mais marcante, nos brindes com as garrafas da marca, com quadros e porta-guardanapos nos bares ou outdoors pelas ruas e caminhões no trânsito. Essa parceria saiu das telas para as garrafas com o lançamento da edição especial de sua cerveja tradicional, mas com rotulo temático da série.  

A Estrella Galícia, além de sua tradicional versão Premium Lager (você a encontra em latas de 269ml, 330ml e 473ml e garrafas de 200ml, 330ml e 600ml) e a 0,0% álcool, possui uma serie especial nomeada 1906 (@cervezas1906), ano de criação da cervejaria. Ela possui em seu portfólio 3 rótulos, que são realmente especiais.

O primeiro rótulo é a 1906 Reserva Especial, uma Vienna Lager que apesar da força alcoólica (6,5%), mantém uma alta drinkability; a 1906 Red Vintage, que recupera a receita da "Especial Extra", também conhecida como “La Colorada”, uma antiga cerveja produzida pela ‘Hijos de Rivera’; e a 1906 Black Coupage, uma Munich Dunkel tem uma personalidade única e que foi considerada uma das melhores cervejas do mundo no World Beer Challenge de 2020. Ao todos, a série 1906 coleciona mais de 70 prêmios internacionais, como o European Beer Star e o Craft Beer Awards.

E a melhor parte vem ao final. Todos as opções da cervejaria ‘Hijos da Rivera’ são facilmente encontradas nos supermercados e e-commerce, sendo que os preços da Estrella Galícia variam de 4 a 11 reais, sendo esse a garrafa de 600ml e os rótulos da 1906 custam cerca de 12 reais. Não vai arrumar desculpa e perder a chance de conhecer uma bela cerveja espanhola, certo? Um excelente final de semana... Cheers!