Breaking News – Novidades Brewdog

Tem novidade no mercado cervejeiro! Confira na coluna Mais Um Lúpulo

Breaking News – Novidades Brewdog
Breaking News – Novidades Brewdog
Breaking News – Novidades Brewdog

Uma boa sexta-feira para todas as Lupuladas e Lupulados! Hoje é dia de NEWS!!! Eu sei que todo mundo gosta de novidades e nosso objetivo com essa coluna é democratizar o consumo do nosso liquido sagrado e fomentar cada vez mais o acesso e conhecimento ao universo cervejeiro. Então a gente fala para quem curte um latão de R$4,00, mas também sobre as novidades das long necks de R$40,00 (Ai meu bolso!!!)

Quem acompanha nossa coluna sabe que sou fã declarado da Cervejaria Brewdog (@brewdogColuna Nº20 – 28/05/2021 - Clique Aqui). Eu tento, sempre que possível e o bolso deixa, conhecer todos os rótulos disponíveis aqui no Brasil desta cervejaria, reconhecida pela extrema qualidade e principalmente irreverência e inovação nos seus rótulos.

Para quem não sabe, a Brewdog nasceu em 2007 na Escócia, criada pela dupla James Watt e Dickie Martin. Com identidade e branding extremamente fortes, carregam no seu slogan “Beer for Punks” (Cerveja para Punks), o estilo e propósito da marca que são ousadia, criatividade e inovação. A Brewdog, que é referência na escolha dos ingredientes e qualidade do processo de produção, sempre é inquieta e provocadoras em suas receitas.
E a prova disso é o projeto Overworks, que se dedica desde 2019, a produção de cervejas envelhecidas em madeira e que conecta receitas diferentes e ácidas, com a maturação em barris. E tudo isso acontece em uma unidade da marca dedicada ao projeto, em Ellon, na Escócia, onde o objetivo principal é explorar a microflora natural do ambiente, diferentes ingredientes e leveduras selvagens, em receitas que possam extrapolar qualquer possibilidade até então vista.

O projeto Overworks já possui mais de possui dez receitas de cervejas, entre rótulos próprios e parcerias. A curiosidade é que a marca possui um espaço, onde são produzidos todos esses rótulos ultra especiais e com fermentação exclusivamente espontânea, próprio para que não sejam contaminadas e possam maturar tranquilamente em barris de diversas origens. E no último mês duas novidades, das mais recentes da marca, chegaram ao Brasil.

A primeira delas que degustamos foi a Brewdog Overworks Cosmic Raspberry, carro-chefe da Brewdog Ovenworks nesta temporada. Fermentada com o blend de leveduras exclusivos da marca, ela foi envelhecida em barris da Emilia Romagna por seis meses, antes de ser refermentada com framboesas frescas. Ela é envasada sem pasteurização e filtragem para garantir maior frescor e complexidade. É impressionante as notas de framboesa em seu aroma, possui uma boa acidez e em seu sabor toques amadeirados e extremamente frutados.
A outra novidade é a Brewdog Overworks Cosmic Strawberry Vanilla. Após também ser fermentada com o blend exclusivo de leveduras próprias Overworks, ela permanece por 12 meses maturando em barris de vinho italiano, o que garante ainda mais complexidade ao seu resultado final. Durante o processo de maturação, morangos são adicionados para propor uma refermentação e em seguida, a cerveja recebe adição de baunilha... Sim, baunilha! O resultado é uma legitima sour, perfeitamente frutada e equilibrada. Bastante aromática e com uma cor laranja e com traços avermelhados, ela possui um mix de morango, baunilha, coco, frutas vermelhas com um corpo médio, mas boa acidez e final seco e frutado.

Certamente não são cervejas para beber num churrasco o dia todo. Mas se alguém tiver curiosidade e curtir uma cerveja do estilo Sour e/ou Barred Aged, não percam essa experiência. Vocês conseguem adquirir essas preciosidades no site TodoVino (@todovino)!

Bom final de semana e cheers!