Ceia de Natal: é possível economizar e ter uma mesa farta

Especialista dá opções para que a noite de Natal esteja saborosa e saudável.

Ceia de Natal: é possível economizar e ter uma mesa farta
Divulgação

Além da preocupação, do medo e da insegurança que o ano de 2020 trouxe com a pandemia da COVID-19, os brasileiros estão tendo que lidar com o aumento dos preços, principalmente dos alimentos no decorrer do ano, e muitos terão que reinventar na hora de fazer a tão esperada Ceia de Natal.

Nessa época especial, festiva e cheia de fartura e abundância de opções, algumas famílias terão a difícil tarefa de realizar determinadas mudanças nos preparativos para esse dia, que neste ano deverá ser simples, bonita e barata para a maioria dos brasileiros.

A coordenadora do curso de Nutrição do Centro Universitário São Camilo, Sandra Chemin, explica que é possível organizar uma ceia incrível sem gastar muito: “Apesar de ser um verdadeiro desafio, pois os preços estão cada vez mais em alta, a ceia pode ser econômica, fácil e sem ingredientes sofisticados. Para torná-la mais atrativa podemos dividi-la em entrada, acompanhamento, prato principal e sobremesa”. Veja algumas opções mais em conta.

 

BRUSCHETTA COM MOZARELA DE BÚFALA

INGREDIENTES

1 pão italiano pequeno ou o pão que preferir

1 tomate

50g de queijo mozarela de búfala

50g de queijo parmesão ralado

1 dente de alho

1 colher de sopa de azeite

Manjericão a gosto

MODO DE PREPARO

Comece cortando os tomates. Tire as sementes e corte em cubos bem pequenos. Corte a mozarela de búfala em cubos pequenos também. Se preferir, em vez da mozarela pode colocar outro queijo que preferir. Misture os dois em um recipiente e acrescente o sal e o manjericão (se você tiver manjericão fresco, melhor). Regue com bastante azeite de oliva. Pique o alho bem picado e misture junto. Corte os pães, despeje um fio de azeite e coloque em uma forma. Coloque a mistura por cima e coloque um pouco de queijo parmesão ralado. Leve ao forno pré-aquecido a 220° por cerca de 15 minutos.

ARROZ COM UVAS PASSAS E AMÊNDOAS LAMINADAS

INGREDIENTES

1 colher (sopa) de manteiga

2 xícaras (chá) de arroz lavado e escorrido

1 xícara (chá) de uva-passa preta

½  xícara (chá) de amêndoa sem pele , picada

MODO DE PREPARO

Em uma panela aqueça a manteiga e refogue o arroz. Acrescente a água fervente. Misture bem. Deixe cozinhar em fogo baixo, em panela parcialmente tampada por 15 minutos ou até que o arroz fique bem seco. Retire do fogo e misture as uvas passas e as amêndoas. Tampe a panela e deixe descansar por 10 minutos.

FAROFA DE BANANA

INGREDIENTES

1 ½ xícara (chá) de farinha de mandioca torrada

2 bananas-prata

½ cebola roxa

1 dente de alho

2 colheres (sopa) de manteiga

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Descasque as bananas, a cebola e o alho. Corte as bananas em meias-luas médias, a cebola em cubos pequenos e pique fino o alho. Coloque a manteiga numa panela média e leve ao fogo médio. Quando derreter, junte a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue até murchar. Acrescente o alho e refogue por mais 1 minuto para perfumar.
Adicione os pedaços de banana, tempere com sal e pimenta a gosto e misture delicadamente por 1 minuto - cuidado para não desmanchar demais os pedaços. Por último, junte a farinha de mandioca, aos poucos, misturando com a espátula para incorporar. Deixe cozinhar por mais 5 minutos para ficar crocante, mexendo de vez em quando. Prove e acerte o sal e a pimenta.

LOMBO ASSADO COM CEBOLAS CARAMELADAS

INGREDIENTES

1 lombo temperado de aproximadamente 1,5 kg

2 colheres (sopa) de margarina

2 colheres (sopa) de shoyu

1,5kg de cebolas bolinha, cortadas em fatia finas

4 colheres (sopa) de azeite

1 colher (chá) de sal

1 colher (sopa) de açúcar

MODO DE PREPARO

Descongele o lombo em geladeira da noite para o dia. Misture a margarina com o shoyu. Acomode a carne em uma assadeira e unte com a mistura de margarina e shoyu. Cubra com papel alumínio e leve ao forno preaquecido em temperatura média para assar por 1 hora. Enquanto o lombo assa, aqueça uma panela grande e coloque nela o azeite, as cebolas fatiadas, o sal e o açúcar. Cozinhe mexendo de vez em quando até dourar bem.Retire o alumínio do lombo, pincele a superfície com os líquidos da assadeira e deixe no forno por mais 30 minutos para dourar. Sirva o lombo fatiado, coberto com a cebola caramelada.

 

MOUSSE DE MARACUJÁ

INGREDIENTES

1 lata de leite condensado

1 lata de suco de maracujá (medida pela lata de leite condensado)

1 lata de creme de leite sem soro

½ xícara de açúcar

1 xícara de polpa de maracujá 

MODO DE PREPARO

Em um liquidificador, bata o creme de leite, o leite condensado e o suco concentrado de maracujá. Em uma tigela, despeje a mistura e leve à geladeira por, no mínimo, 4 horas. Para a calda, você só precisa misturar 1 xícara de polpa de maracujá com 1/2 xícara de açúcar. Leve à uma panela, em fogo baixo, mexa bem e deixe ferver. Mexa mais um pouco até ficar em ponto de calda e depois leve à geladeira junto com o mousse.