Com pandemia, preço do carro seminovo cresce e abre novas frentes de negócios

Se por um lado a pandemia impôs algumas dificuldades, por outro abriu novas oportunidades de negócios. No mercado automotivo, por exemplo, comprar um carro novo tem sido uma tarefa complexa.

Com pandemia, preço do carro seminovo cresce e abre novas frentes de negócios
redutea
banner redutea
banner redutea


Se por um lado a pandemia impôs algumas dificuldades, por outro abriu novas oportunidades de negócios. No mercado automotivo, por exemplo, comprar um carro novo tem sido uma tarefa complexa, uma vez que as montadoras reduziram suas produções, sobretudo pela falta de insumos. Segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a produção caiu 31,6% em 2020.

Ao mesmo tempo, o mercado de usados e seminovos está em curva ascendente. De acordo com dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), em 2020, foram vendidos 12 milhões de usados, contra 14,5 milhões em 2019 (redução de 12,1%). Porém, a entidade considerou o balanço positivo, considerando o isolamento social, fechamento do comércio e paralisação dos DETRANs que ocorreu em grande parte do ano passado.

Para se ter uma ideia, em dezembro de 2020, as vendas de usados subiram 23,6% quando comparadas a idêntico mês de 2019, momento em que a pandemia ainda não tinha chegado por aqui. E a alta se mantém no início de 2021. As negociações de automóveis seminovos e usados no primeiro bimestre superaram em 2,4% o mesmo período do ano passado. Apenas em fevereiro, os negócios fechados foram 13% em relação ao mesmo mês de 2020. Os dados são da Fenauto.

NÃO PERCA OPORTUNIDADE: Os melhores preços de carros estão no Jornal Balcão!

Além da falta de veículos novos, os novos hábitos dos consumidores, que estão preferindo veículos próprios para ir e vir, contribuem para esse crescimento do mercado de seminovos. Vale destacar também a maior facilidade nos financiamentos. O momento é mais favorável para o acesso ao crédito e os juros estão menores.

É possível concluir então que diante da pandemia, houve, sim, fatores positivos ao segmento automotivo com a crise, principalmente em relação ao avanço do uso de tecnologia, impulsionando inclusive o crescimento de diversas frentes de negócios.

O post Com pandemia, preço do carro seminovo cresce e abre novas frentes de negócios apareceu primeiro em Metrópoles.

LEIA TAMBÉM:

Projeções crescentes de inflação, e agora?

Evitando os erros na assistência

Os 10 super alimentos!

Desmistificando a catarata

Adoce o fim de semana com o delicioso Alfajor de Colher

Amigas do Rei: do sonho de uma Confraria até a realidade

A peça predileta do outono-inverno 2021