Como prevenir as cãibras musculares?

Coluna Dr. Alberto Rafael Jr.

Como prevenir as cãibras musculares?
Freepik

As cãibras musculares são contrações ou espasmos repentinos em um ou mais músculos, sem que a pessoa afetada pretenda fazê-lo ou seja capaz de relaxá-lo. Eles são muito comuns e geralmente ocorrem após o exercício. Algumas pessoas têm cãibras musculares, especialmente nas pernas, à noite.  Eles podem ser dolorosos e durar de alguns segundos a vários minutos. A melhor maneira de parar a dor intensa é alongar o músculo em questão.

A dor que você sente é muito intensa, se você a tiver à noite, sem dúvida, acordará da dor aguda e repentina que sentirá.  Depois de ter uma cãibra, o músculo se sentirá um pouco ressentido e cansado, embora você não tenha maiores consequências além do desconforto na área afetada.

Qual é a causa das cãibras musculares?

- Tensionar ou ocupar demais um músculo, seja pela prática de esportes ou qualquer atividade que envolva mantê-lo na mesma posição por muito tempo.
- Compressão do nervo, de problemas como uma lesão na medula espinhal ou um nervo comprimido no pescoço ou nas costas
- Desidratação
- Baixos níveis de eletrólitos, como magnésio, potássio ou cálcio
- Músculos com pouco suprimento sanguíneo
- Temperaturas elevadas no momento do exercício físico.
- Má técnica de exercício.
- Gravidez (retenção de líquidos, ganho de peso e compressão nervosa)
- Medicamentos (exemplo: diuréticos)

Quando é necessário consultar um profissional de saúde para cãibras musculares?

Em geral, as cãibras musculares são inofensivas e desaparecem após alguns minutos.  Mas você deve entrar em contato com um profissional de saúde se as câimbras são:

- Severos
- Frequentes 
- Longa duração 
- Não melhoram com alongamento e ingestão de líquidos suficientes
- Acompanhados por inchaço, vermelhidão, sensação de calor ou fraqueza muscular
 
Quais são os tratamentos para cãibras musculares?

- Alongue ou massageie suavemente o músculo
- Aplique calor quando o músculo estiver tenso e gelo quando o músculo estiver dolorido
- Beba mais líquidos se estiver desidratado
- Se a causa das cãibras for outro problema de saúde, o tratamento do problema específico provavelmente ajudará.  
- Consultar um fisioterapeuta que aconselhe e ajude a alongar e massagear seus músculos da melhor maneira.  
- Consulte também seu médico de família sobre como se hidratar melhor e verifique se você tem alguma deficiência mineral em um exame de sangue.

Como as cãibras musculares podem ser prevenidas?

- Alongue os músculos, principalmente antes do exercício.  Se você tiver cãibras nas pernas à noite, alongue os músculos das pernas antes de dormir. Se sofre de cãibras com frequência, deve consultar o seu médico de família ou fisioterapeuta para obter os melhores conselhos possíveis.
- Tente ajustar a intensidade e a duração do exercício físico.  Dessa forma, seu corpo terá tempo para se ajustar ao aumento da atividade.
- Verifique se você está hidratado, pois a desidratação é uma das causas que podem causar cãibras.  A cor da urina é um indicador útil para conhecer o grau de hidratação de uma pessoa.  Geralmente, a urina de cor escura indica que a pessoa está desidratada;  por outro lado, a cor ideal, por assim dizer, seria um amarelo pálido.
- É aconselhável usar roupas apropriados para o exercício.  Se você usa algum equipamento específico para esportes, certifique-se de que ele é adequado para você e que você sabe como usá-lo com segurança.
- Muitas vezes, o calçado inadequado pode colocar um músculo sob tensão, sem perceber, por um período prolongado de tempo.  Se você faz atividade física, certifique-se de ter os sapatos certos para você.
- Após o exercício, a reposição de eletrólitos perdidos ajudará a prevenir cãibras.  O importante é ter uma alimentação saudável e balanceada.  Exercitar-se em clima quente ou úmido fará com que você perca mais sais e eletrólitos através do suor.  Nesse caso, você precisará substituí-los adicionando sal aos alimentos ou bebendo certas bebidas energéticas isotônicas. No entanto, não faça isso se tiver pressão alta ou problemas cardíacos ou renais, pois o excesso de sal pode agravar esses problemas.  Para mais informações, consulte o seu médico de família.
- Descanso: muitas vezes as cãibras musculares ocorrem devido à demanda muscular excessiva.  Tenha em mente que o esporte é muito bom, mas às vezes o corpo precisa relaxar. Tente reduzir a atividade física para que seus músculos possam descansar.