Temporada de férias: Confira quais os principais itens para revisar antes de pegar a estrada

Veja os principais itens que não podem faltar na revisão de férias

Temporada de férias: Confira quais os principais itens para revisar antes de pegar a estrada
Divulgação

Os brasileiros já começam a planejar as viagens de férias, seja para visitar parentes ou conhecer novos destinos.

Com o objetivo de ajudar o motorista a pegar a estrada com segurança e a evitar imprevistos, a NGK, fabricante especialista em velas de ignição, desenvolveu uma lista com os principais itens que não podem faltar na revisão de férias.

Veja as mais dicas abaixo antes de pegar a estrada:

Velas, cabos e bobinas

De fundamental importância para o funcionamento do motor, os componentes do sistema de ignição devem ser priorizados durante a revisão, a ser realizada de acordo com o manual do veículo, a cada 10 mil quilômetros ou anualmente.

Pneus

Verifique se estão em condições ideais de uso, observando o TWI (Tread Wear Indicator), indicador de desgaste da banda rodagem, e se estão calibrados com a pressão indicada pelo fabricante.

Dica: fazer o alinhamento e balanceamento das rodas do veículo na frequência correta ajuda a evitar desgastes excessivos e a estender a vida útil dos pneus. Verifique também a validade dos pneus, por meio do código DOT, que determina a data de fabricação.

Sistema de freios

Cheque o fluido de freio, responsável pela eficiência de frenagem, que absorve água do meio ambiente e deve ser substituído conforme orientação da montadora, a situação dos flexíveis (mangueiras), que não podem estar ressecados ou ter vazamentos, e o estado de desgaste das pastilhas, lonas, discos e tambores de freio.

Sistema de arrefecimento

Substitua, no período indicado, o líquido de arrefecimento, que é essencial para a refrigeração do motor; este fluído é composto de um aditivo que previne a oxidação do sistema e melhora características, como ponto de ebulição do fluido, além de água desmineralizada. Evite completar com água de torneira. Verifique o nível de fluido no radiador e reservatório de expansão; e observe a temperatura do motor no painel.

Nível de óleo

Confira o nível de óleo do motor, que é responsável pela lubrificação do motor, e os filtros de ar, óleo e combustível. Se o período de troca estiver próximo, o ideal é fazer a substituição antes de viajar.

Sistema elétrico

Verifique o estado da bateria, confira se os faróis, piscas e luzes de ré e seta, que são essenciais para uma direção segura, estão funcionando corretamente e substitua as lâmpadas que estiverem queimadas. Assim, evitam-se acidentes e transtornos com as autoridades de trânsito por serem itens obrigatórios.

Fonte: Motor Show.