Conheça 5 destinos que foram cenários dos filmes indicados ao Oscar

Inspire-se nos roteiros que serviram de pano de fundo para as produções cinematográficas e programe sua próxima viagem

Conheça 5 destinos que foram cenários dos filmes indicados ao Oscar
Divulgação

A data 27 de março foi eleita para a cerimônia que vai premiar os melhores do cinema no ano que passou: o Oscar 2022. O tradicional prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood está indo para sua 94ª edição e será transmitido para o mundo todo direto de Los Angeles, nos Estados Unidos.

Alguns dos filmes indicados merecem destaque não só pela qualidade cinematográfica, mas também pela beleza de suas locações. Destinos bem conhecidos e amados por muitos viajantes, como o deserto da Jordânia, o sul da Itália ou mesmo belas praias da Grécia serviram de cenário para as histórias que você pode conferir no cinema ou em plataformas de streaming.

Neste post, resolvemos listar cinco filmes que concorrem ao Oscar esse ano e – quem sabe? – podem servir de inspiração para suas futuras viagens por esse mundão.

007 – Sem Tempo para morrer
Matera, Itália

Com três indicações nas categorias Melhor Som, Efeitos Visuais e Canção Original, o 25º filme de uma das franquias de maior sucesso de Hollywood traz o ator Daniel Craig se despedindo de James Bond, um dos personagens mais icônicos do cinema mundial. O filme usou como cenários a cidade de Matera, no sul da Itália, o litoral da Jamaica e a Estrada do Atlântico, na Noruega.

A Filha Perdida
Spetses, Grécia

Esse drama da Netflix foi indicado nas categorias Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Roteiro Adaptado. No filme, a protagonista, uma professora universitária, faz uma viagem de férias para a Grécia. A ideia inicial era gravar numa praia dos Estados Unidos, mas por causa das restrições impostas pela pandemia, a produção resolveu gravar em Spetses, uma pequena ilha grega.

Belfast
Londres, Inglaterra

Com visual em preto e branco, essa comédia dramática se passa em Belfast, capital da Irlanda do Norte, no final dos anos 1960. O filme é uma semi-biografia do diretor Kenneth Branagh. Apesar de retratar Belfast, por causa das restrições impostas pela pandemia, a maior parte do filme foi gravada em Londres, na Inglaterra, mas também imagens da própria Belfast. O longa concorre a oito indicações, incluindo Melhor Filme, Melhor Roteiro Original, Melhor Direção e Melhor Atriz Coadjuvante.

Duna
Deserto de Wadi Rum, Jordânia

Concorrendo a 10 estatuetas, dentre elas Melhor Filme e Efeitos Especiais, essa ficção-científica é uma adaptação de um romance publicado em 1965. A história se passa em um futuro distópico com conspirações interplanetárias e cenários desérticos. Para ambientar o filme, a produção escolheu o deserto de Wadi Rum, na Jordânia e o deserto de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. A costa da Noruega também fez parte das locações.

Ataque dos Cães
Nova Zelândia

O grande favorito do Oscar 2022, Ataque dos Cães, foi indicado em 12 categorias, incluindo Melhor Filme e Melhor Direção. Também foi adaptado de um livro homônimo publicado em 1967 que conta a história de luto, inveja e ressentimento entre dois irmãos, donos de um rancho. Apesar de ser ambientado em Montana, nos Estados Unidos, o longa foi totalmente filmado na Nova Zelândia, nas planícies de Maniototo e em cidades como Dunedin, Oamaru e Auckland

Fonte: Melhores Destinos,