Consciência política - É bom ter
Walter Nery estreia sua coluna Papo Reto, no Balcão News.

Quando ouvimos falar no termo “política”, somos levados às mais variadas reações, que nos confundem e causam distorções e repúdio.
Sua origem remonta à Grécia Antiga. Aristóteles, um dos grandes articuladores políticos desse período, dizia que a política era um mecanismo que tinha como objetivo a felicidade dos homens. Atualmente, esse conceito vem sendo permanentemente revisto e aperfeiçoado, não menos deturpado.
Na organização da sociedade atual, prima facie, a política deve ser entendida como a arte de governar em vista do bem comum, compreendendo estratégias, meios e caminhos. Instrumento fundamental que permeia nossas vidas, para que seja efetivamente uma arte, e não uma artimanha beneficiando alguns em detrimento da maioria, o que vem a ser politicagem.
É incontestável que no mundo em que vivemos a política está presente em todas as dimensões da vida social. Seja através da política econômica, política tributária, política educacional, política de saúde pública; enfim, todas nossas necessidades e ações do dia a dia são movidas por alguma política. Isso porque a política está em todos os aspectos da existência coletiva, em todo o lugar e situação que envolvam mais de um ser humano.
Nesse contexto, politizar é atribuir caráter político a algo, conscientizando os indivíduos sobre seus direitos e deveres políticos. Quando se acusa alguém ou algum grupo de politizar um debate, a intenção é alertar para a invasão de interesses particulares onde se deveria discutir de forma coletiva ou técnica.
Nenhuma relação, portanto, entre ter consciência política, que é essencial, com a politicagem sórdida que estamos vivenciando com o coronavírus, onde Prefeitos, Governadores, parlamentares oportunistas e integrantes do Poder Judiciário se locupletam com o terror e pânico espalhados pela grande mídia, exercendo uma política reles e mesquinha, pautada apenas em benefício próprio e interesses pessoais.
As opiniões contidas nesta coluna não refletem necessariamente a opinião do portal Balcão News.
Não justifique suas dificuldades com a facilidade dos outros
Já pensou no almoço de hoje? Que tal um fantástico Suflê de Atum!
Cervejas Ale! Cervejas Lager! Sabe a diferença?
Moletom: Confortável, quentinho e sim... cheio de estilo!