Criança e natureza, uma combinação perfeita

Coluna Paternidade Consciente - Guto D'Assumpção

Criança e natureza, uma combinação perfeita
Wavebreakmedia/Thinkstock/Getty Images

Levar a Sofia a escolinha todos os dias tem sido algo muito prazeroso. Não só pelo tempo com minha filha, ou por vê-la iniciando esse período tão importante, mas também pelo caminho em meio a natureza que leva até sua escolinha. Ela estuda em uma escola Waldorf que fica cercado por uma pequena floresta, e um caminho mais prático encontrado pelos pais, que evita pegar transito no retorno, é parar perto da igreja que fica do outro lado de uma pequena floresta e ir por uma pequena trilha. E esse ir e vir diário com a Sofia, se deleitando com borboletas, um pequeno riacho que passamos através de uma pequena ponte, flores e árvores, me fez enxergar o tamanho da importância do contato das crianças com a natureza. Nos dias atuais vemos cada vez mais crianças enfurnadas em apartamentos, bombardeadas por tela e tecnologia. Ver crianças brincando na rua, em parques cercados por natureza, é cada vez mais raro. E esse contato da criança com a natureza é muito importante, pois melhora todos os marcos de uma infância saudável tais como capacidade de aprendizado, sono, memória, condição física e sociabilidade.

Os sentidos também acabam ficando muito mais apurados, pois os aromas, texturas, cores trazidas por esse contato com o meio ambiente acabam por estimular o desenvolvimento destes sentidos. Ao permitir aos pequenos essa interação ao ar livre acabamos proporcionando uma série de situações que gerará muito aprendizado relativo aos riscos decorrentes deste contato, dando a eles capacidade de gerencia-los, além de muito aprendizado. Isso formará crianças que, no futuro serão adultos mais confiantes e resilientes. Sem contar com o estímulo que essa integração com a natureza traz, onde os brinquedos são criados baseados nos recursos encontrados, com galhos virando varinhas mágicas, folhas viram asas e por aí vai. Alguns estudos nos EUA mostram que escolas que promovem atividades de aprendizado fora do ambiente da sala de aula melhoram o rendimento dos alunos. Outro fator importante demonstrado nesses estudos é que crianças que interagem com a natureza são mais ativas fisicamente, mais consciente com a alimentação e cuidadosa com o outro. Sem contar que, ao ter maior contato com o meio ambiente, os pequenos acabam desenvolvendo uma afinidade com a natureza, zelando e respeitando mais o mundo ao seu redor.

Sendo assim, para o bem-estar dos nossos pequenos, e até mesmo para o bem do nosso planeta, cabe a nós pais incentivarmos e conduzirmos nossos filhos para essa maior interação com a natureza. Certamente trará benefícios para toda a vida deles. Leve-o para passear no campo, plante uma pequena horta com eles, estimule a junta e separar o lixo, e o estará conduzindo para um futuro melhor. Criança e natureza é uma combinação que sempre dá Certo.

As opiniões contidas nesta coluna não refletem necessariamente a opinião do portal Balcão News.

Qual é a sua reação ao ler esse conteúdo?

like
3
dislike
0
love
3
funny
2
angry
0
sad
0
wow
1
Guto D'Assumpção é pai da Sofia, para quem dedico todo o meu amor. Estar presente no dia a dia, com amor, carinho, empatia e dedicação, é o caminho para ajudar nossos filhos a trilharem o caminho do bem. Mostrar a ela que todos podemos ser e alcançar o que quereremos, com humanidade, amor e igualdade. Consultor e empresário. Leia sua coluna toda terça-feira no Balcão News!