Esfoliante para rosto para ter uma pele macia e aveludada

Conheça mais sobre esfoliante para o rosto, tire suas principais dúvidas sobre o produto e aprenda a forma correta do uso caseiro.

Esfoliante para rosto para ter uma pele macia e aveludada
redutea
banner redutea
banner redutea


Além da limpeza e hidratação, a esfoliação para o rosto deve entrar na sua rotina de skincare como o passo importante para a saúde da sua pele. Esse passo é importante para retirar as impurezas que ficam na pele e deixar um aspecto mais liso e saudável. Tire as suas principais dúvidas sobre o assunto e saiba como fazer em casa da forma correta sem agredir a pele.

O resultado é uma pele macia e aveludada.

Para que serve a esfoliação?

A esfoliação é feita para remover as células mortas que se acumulam no rosto e não são removidas com a lavagem comum. Ao eliminar as células mortas, estimula o nascimento de novas e ainda ajuda a aumentar a produção de colágeno, que é essencial para a aparência jovem do rosto. Além disso, com a esfoliação e remoção dessas células, a oleosidade do rosto diminui e ajuda a desobstruir os poros, que são um dos principais fatores que causam acne.

Quantas vezes na semana devo esfoliar o rosto?

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a esfoliação deve ser feita por duas vezes na semana. Podendo ser mais ou menos, dependendo da pele. Por isso, para encontrar a quantidade de esfoliação geral para o seu tipo de pele, é recomendado se consultar com um dermatologista. Acontece que, se esfoliar de mais ou mais vezes do que o indicado, pode causa o efeito rebote, ou seja, deixar a pele mais oleosa [para quem tem pele oleosa] e ressecar ainda mais as peles que já são secas naturalmente.

Como fazer uma boa esfoliação?

É preciso fazer a esfoliação com cuidado, para que a pele não sofra nenhuma lesão ou fique ressacada. Aprenda como fazer o passo a passo em casa:

Limpeza da pele

O primeiro passo antes de passar o esfoliante no rosto, é limpar a pele para receber o produto. Por isso, utilize um sabonete específico para o seu tipo de pele e higienize a pele. Não é necessário secar o rosto após lavar.

Além disso pode ser feito no banho, pois a água morna irá ajudar a abrir os poros e fazer uma esfoliação mais profunda.

Aplique o esfoliante

Não é necessário utilizar nenhuma esponja ou pincel, aplique com as mãos. Espalhe pelo rosto todo e vá fazendo uma massagem em movimentos circulares durante a aplicação. A massagem irá ajudar na circulação sanguínea do local e estimulando o colágeno. Cuidado para não pressionar demais a pele. Após esfoliar o rosto todo, remova o produto e seque normalmente o rosto.

Hidratante

Após uma boa esfoliação, é a hora de hidratar a pele do rosto. A hidratação irá ajuda a manter o viço da pele, devolver os nutrientes necessário e além disso irá evitar problemas como ressecamento e descamação. Para as peles oleosas, a Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda o uso de hidratantes oil free e à base de água, para não causar ainda mais oleosidade.

Como fazer um esfoliante para o rosto?

Você pode comprar um esfoliante ou fazer um natural em casa, sem conservantes. Aprenda a fazer com o passo a passo:

Esfoliação com mel e açúcar

É o esfoliante caseiro mais popular e conhecido. É bem simples o preparo e a aplicação deve ser feita como qualquer outro produto similar:

Ingredientes

  • 1 colher de mel;
  • 1 colher de açúcar refinado.

Modo de preparo

  1. Basta misturar os ingredientes em um recipiente limpo e higienizado;
  2. Após aplique no rosto.
  3. Atenção, o açúcar cristalizado não é indicado, pois os grãos são grandes e podem prejudicar a pele.

Sabonete esfoliante caseiro de maracujá

  • 1 sabonete glicerinado em barra;
  • Sementes maracujá;
  • Água..

Modo de preparo

  1.  O primeiro passo é preparar as sementes de maracujá, para isso, lave-as e espere secar naturalmente. Após triture-as no liquidificador);
  2. Prepare o sabonete, para isso, rale-o com a ajuda de um ralador;
  3. Adicione água até atingir 1 dedo acima do sabonete ralado e reserve por 2 dias até dissolver por completo;
  4. Após esse período, acrescente as sementes trituradas e utilize-o.

Por: Saboneteria Artesanal

Cuidados com esfoliação caseira

A SBD regional do Rio de Janeiro, publicou um artigo alertando sobre os perigos das receitas caseiras e o uso desenfreado. “Grânulos muito grosseiros ou intervalos inadequados entre as esfoliações podem machucar a cútis, causar infecções e manchas”, alerta o artigo.

Além disso, a publicação ressalta a importância de não usar receitas caseiras que levam limão na mistura. Segundo a SBD, o limão, mesmo aplicado à noite, pode trazer consequências graves à pele, como queimaduras e causar bolhas, manchas e futuras cicatrizes. Portanto, fuja de receitas que têm limões na composição.

O post Esfoliante para rosto para ter uma pele macia e aveludada apareceu primeiro em Blog da Pajaris | Biquínis, Moda, Viagens e Vida Solar.

LEIA TAMBÉM:

Super receita: Carpaccio de camarão com purê de manjericão e coulis de manga

Witbier: Uma belga que é a cara do Brasil!

A bermuda se torna item chave no seu armário

Como prevenir a dor lombar

Projeções crescentes de inflação, e agora?

Evitando os erros na assistência

Os 10 super alimentos!

Desmistificando a catarata