Faz a pose! 5 dicas para tirar fotos do seu pet em casa

Confira dicas práticas para deixar os cliques do seu cãozinho ainda mais bonitos

Faz a pose! 5 dicas para tirar fotos do seu pet em casa
redutea
banner redutea
banner redutea

Tirar fotos profissionais do seu cachorro é algo que pode valer muito a pena. Afinal, fotos legais são sempre bem-vindas para um álbum de família bem caprichado. Só que você já parou para pensar que, mesmo que você não tenha dinheiro para contratar um bom fotógrafo, é possível fazer fotografias interessantes do doguinho?

Hoje em dia, principalmente com o avanço das lentes das câmeras do celular, é possível construir imagens incríveis. É claro que a contratação de um fotógrafo sempre vai ser a melhor opção para quem quer alguns retratos acima da média. Mas, com alguns ajustes aqui e outros ali, você pode sair do “padrão” dos cliques de redes sociais e implementar os cenários e ângulos.

Se você quer transformar o cachorro em um influencer digital ou mesmo tirar lindas fotos para guardar no seu álbum de família, saiba que fazer isso de maneira pensada e estratégica pode render bons resultados. Muitas pessoas dizem que o que faz um bom fotógrafo é a sua capacidade de criar imagens, independente do equipamento.

Portanto, o nosso desafio por aqui vai ser te ajudar a construir imagens bacanas, de maneira que você pense em várias coisas antes mesmo de fazer o clique. Afinal, fotografar é muito mais do que apertar o botão da câmera, não é mesmo? Veja as nossas dicas abaixo:

  1. Invista em uma boa iluminação para o ambiente;
  2. A produção do ambiente pode ser criativa e dinâmica;
  3. Use um tripé para ajudar na captação das imagens;
  4. Divida a sessão em dias alternados para não cansar o dog;
  5. Utilize a regra dos terços para o enquadramento perfeito;

Invista em uma boa iluminação para o ambiente

A nossa primeira dica vai de encontro com o que a fotografia, de fato, simboliza. Não queremos entrar em termos técnicos por aqui, mas para que você entenda a importância da luz, é interessante entender o que é a fotografia.

Em linhas gerais, fotografia é luz. Tudo que é refletido ou possui reflexo, a lente vai captar. Pois, na verdade, a lente capta aquilo que a luz revela.

E justamente por este motivo, é fundamental que você comece uma foto pensando na iluminação dela. Então, invista em kits de lâmpadas, abajures, fitas de led ou soft boxes para que você possa registrar momentos fantásticos do seu cãozinho.

Com uma iluminação adequada, o seu equipamento vai ter muito mais capacidade de captura. E, com isso, a sua foto vai ficar ainda mais bonita.

O ideal é que você tenha uma luz apontando para o doguinho e algumas outras contribuições para que a luz principal não gere sombra e não crie regiões com excesso de luz no corpinho do animal.

A produção do ambiente pode ser criativa e dinâmica

Se você tem um ambiente enriquecido para seu cão ou mesmo tem muitos brinquedos espalhados pela casa, use isto para criar composições bonitas para as fotos. Ou, ainda, se você quer construir uma identidade de alguma estação do ano ou personagem, vá em frente.

O ideal é que você pense nos cenários de maneira criativa, pois é isto que vai fazer com que a sua foto tenha um ar de profissionalismo. Lembre-se: fotos profissionais são, também, cenas criadas. Ou seja, a qualidade de uma imagem não está apenas nos detalhes técnicos da lente. O que importa é a produção da cena. Portanto, invista muito nisso!

Fotos profissionais – Use um tripé para ajudar na captação das imagens

Muitas vezes, tirar fotos de um cachorro pode ser um desafio e tanto, principalmente se for um cão bagunceiro e que adora estar em movimento. Nestes casos, a foto pode sair tremida ou sequer você conseguirá fazer uma boa composição. Aqui, vale também a primeira dica deste artigo: invista em luz. Quanto mais luz, melhor a câmera poderá trabalhar.

E para complementar a luz e evitar que as fotos saiam tremidas, aposte também em um tripé. Se você usa apenas um celular para fotografar, saiba que existe, hoje, tripés exclusivos para celulares. Eles podem ser fixos em vários lugares e são bem levinhos. Para fotografar cães é uma ótima ideia!

Dica extra para que suas fotos não saiam tremidas: evite deixar o seu celular com uma exposição de captura muito longa. Isto é, mantenha a captura das imagens em pouquíssimos segundos, de forma que a imagem possa ser captada rapidamente. Isto vai reduzir a entrada de luz na lente, mas vai fazer com que a foto não saia tremida. Portanto, novamente: invista em iluminação!

Fotos profissionais – Divida a sessão em dias alternados para não cansar o dog

Muitas vezes uma sessão de fotos pode ser altamente cansativa para o cão. Várias poses, ângulos, luz, ruídos e movimentos podem deixar o cachorro, além de tudo, bem estressado. Portanto, não pense somente na estética e na criatividade das fotos. Pense, também, no seu melhor amigo e no bem-estar dele.

Portanto, evite fazer muitas fotos em um mesmo dia. De preferência, faça sessões curtas, de poucos minutos. Isto vai fazer com que o animal não fique sobrecarregado com tantas instruções e movimentos dentro de casa. Afinal, cachorros gostam de uma rotina estabelecida e sempre vão odiar qualquer tipo de movimentação ou alterações bruscas onde vivem.

Fotos profissionais – Utilize a regra dos terços para o enquadramento perfeito

E por fim, aqui vai uma regrinha bem básica e elementar de fotografia: a regra dos terços. Você já ouviu falar nela? Basicamente, esta regra é o que dita a composição de fotos profissionais, pois ela ajuda a deixar a captura (imagem) dentro de uma angulação perfeita e harmônica.

Para fazer a regra dos terços, basta dividir a tela do seu celular (ou display da câmera) em 3 camadas horizontais e 3 camadas verticais. É como se você montasse uma “grelha” imaginária.

Com isso, você poderá posicionar o objeto principal da cena (seu cachorro) dentro desta angulação, de forma que ele fique sempre entre algum terço da imagem: pode ser em cima, em baixo, dos lados ou no meio. Não importa. O importante, é ficar em algum terço da imagem!

Alguns celulares já oferecem esta ferramenta, basta habilitá-la na tela. Isto ajuda a criar uma harmonia para a imagem e você consegue efetivamente fazer fotos mais estratégias planejadas.

Aproveite as nossas dicas de fotos profissionais para cãezinhos e bora fotografar!

Leia a matéria completa no Portal do Dog.
O post Faz a pose! 5 dicas para tirar fotos do seu pet em casa apareceu primeiro em Metrópoles.