Festivais Gastronômicos

Coluna Estrada Real

Festivais Gastronômicos
Festa da Quitanda Cocais - Acervo Prefeitura Barão de Cocais

Os amantes da boa gastronomia, seja ela simples ou sofisticada, são premiados com o mais saboroso dos atrativos: a temporada dos festivais que acontecem ao longo da Estrada Real.

A gastronomia da Estrada Real é convite para turistas, e esse universo de sabores abriga eventos que reúnem ingredientes bem mineiros, em receitas de dar água na boca e construídas há anos, muitas delas, com passados centenários.

O Festival Internacional de Cultura e Gastronomia em Tiradentes é o mais famoso. Durante dez dias, geralmente no fim de agosto e início de setembro, a cidade vira um imenso restaurante a céu aberto. ‘Chefs’ brasileiros e estrangeiros exibem orgulhosos os seus talentos. Além dos famosos ‘festins’ — os jantares mais do que especiais preparados pelos chefes de cozinha convidados — acontecem cursos, workshops, degustações, shows, exposições e teatro. Um tempero a mais para essa cidade já rica em cultura e história.

Em maio, as dicas são conhecer a Festa da Quitanda e Festival da Goiabada na vila colonial de Cocais e a Festa do Ora-Pró-Nóbis na tradicional Sabará.

Em Cocais o evento se tornou tradição, e reúne cultura e gastronomia chamando a atenção de diversos públicos. O turista encontra um cenário diferenciado que reúne tranquilidade, beleza, aliado a uma programação encantadora, em um ambiente aconchegante e típico da região. A goiabada feita na hora chama a atenção de todo público. O Concurso de quitandeiras é um grande atrativo da Festa, garantindo um sabor de quero mais para os próximos anos.

Já em Sabará acontecem várias oficinas e cursos sobre a produção desta planta típica da região, além da degustação de saborosas receitas que empregam essa pequena e deliciosa folha cujo nome em latim significa “rogai por nós”.

Um dos principais produtos da agricultura familiar na região de Santana dos Montes, o Milho constitui a identidade da comunidade que tem a culinária enriquecida com quitutes e pratos à base de milho. A Festa do Milho acontece no mês de junho e têm como atrações desfile de carros de boi, exposição e vendas dos produtos da terra (derivados do milho), shows, premiações aos produtores rurais. Durante o evento é realizada a eleição da Rainha do Milho.

No mês de julho, a cidade de Carrancas estará recheada de sabores e saberes. A programação do Festival Gastronômico e Cultural de Carrancas está elaborada para encantar seu paladar, embalada pela cultura tradicional, pelo teatro e apresentações musicais. O Festival tem a participação de Chefes convidados e locais nos diversos cursos, workshops e degustações promovidas.

Em Belo Vale, "Terra da Mexerica", no mês de agosto tem a Festa da Mexerica, que valoriza o plantio da fruta no município. Nos dias do evento, são degustados e comercializados vários produtos da mexerica como: doces, compotas, cachaça com mexerica, bolinhos etc.

Já em Brumadinho, na comunidade de Córrego de Almas, o tradicional Festival da Cachaça reúne anualmente diversos produtores rurais locais, valorizando os processos, produção e criação de diversos produtos derivados da cana-de-açúcar, proporcionando sensações únicas a turistas e visitantes. O evento conta ainda com diversas apresentações culturais e barracas de comidas típicas.

Os quitutes mineiros também são festejados em um festival: o evento acontece em São Tiago (município vizinho de São João del Rei), cidade especialista na fabricação de biscoitos de fubá ou polvilho. O ideal é ir em setembro, quando acontece a Parada do Café com Biscoito, uma grande festa com música e, é claro, biscoitos das mais diferentes variedades.

A Feira Gastronômica do Pastel de Angu em Itabirito compõem o plano de salvaguarda para a Preservação do Patrimônio Imaterial do “Modo de Fazer o Pastel de Angu”. Realizada anualmente no mês de outubro, antes conhecida como Festa do Pastel de Angu, em 2015, teve seu formato remodelado para Feira, no intuito de destacar e valorizar o Pastel de Angu.

E nessa onda de sabores o Instituto Estrada Real promoverá seu primeiro Festival Gastronômico, Turístico e Cultural: Estrada Real Experience. Valorizando a cultura gastronômica mineira, que tornou o nosso estado um território reconhecido internacionalmente pela qualidade e variedade de pratos, além de criar oportunidade de confraternização nas cidades participantes à celebração dos valores culturais de Minas e do espírito festivo e alegria dos mineiros aos turistas presentes.

Os eventos acontecerão a partir de junho e divulgaremos nas nossas redes as datas e cidades!

A Estrada Real é um verdadeiro circuito gastronômico para você conhecer e experimentar. Baixe nosso aplicativo e aproveite o que a nossa gastronomia tem de melhor. Estrada Real: Uma estrada, seu destino!


Festa do Café com Biscoito - São Tiago - Crédito Prefeitura São Tiago


Festa do Ora-Pró-Nóbis - Crédito Prefeitura de Sabará