Festival de Tiradentes ganha versão digital e busca recuperação econômica da cidade

Com pandemia afetando setor cultural, Festival PRÓ-Tiradentes será realizado através de programação online.

Festival de Tiradentes ganha versão digital e busca recuperação econômica da cidade
Divulgação

Começou ontem (1) e vai até o próximo domingo (4) o 23° Festival Cultura e Gastronomia Pró-Tiradentes que este ano vem com uma novidade, uma versão totalmente online que contará com cerca de 250 atrações gastronômicas e culturais, em mais de 100 horas de conteúdo que estarão disponíveis no site: farturabrasil.com.br

No ano passado mais de 50 mil pessoas passaram pela cidade e aproveitaram o tradicional festival, que foi o primeiro do Brasil no ramo da gastronomia.

Nomes renomados da cozinha brasileira criaram receitas com chefs locais para exibição nas lives, e quem estiver na região poderá pedir os pratos através do delivery. Também foram contratadas cozinhas em Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro para preparem os pratos e entregar na casa de quem adquiri-los.

Além da versão digital o Festival ganhou o pronome no nome. O principal intuito da realização este ano é ajudar a movimentar a economia da cidade que é basicamente movimentada pelos 150 restaurantes locais e fortemente abalada devido à pandemia do Coronavírus.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

PROGRAMAÇÃO GASTRONÔMICA

Festins: nesta seção, os festins, almoços e jantares especiais, mantêm a tradição de serem assinados por nomes de relevância nacional em dupla com chefs locais. O público poderá assistir vídeos do preparo dos menus, desenvolvidos especialmente para o Festival com produtos da região. os menus serão disponibilizados em pré-venda e em quantidades limitadas, para o público pedir em casa. Em Tiradentes, além do delivery, os restaurantes recebem os clientes de acordo com os protocolos estabelecidos na cidade.

Chef em Casa: nesta página do site, 14 duplas de chefs, sendo um de Belo Horizonte e outro da região do Campo das Vertentes, criam receitas exclusivas para o festival. Os vídeos desses preparos estarão disponíveis e os pratos serão entregues em Tiradentes e região. Será um momento de troca de experiências e sabores entre os chefs.

Receita do Chef: ao acessar este item, o público de casa pode aprender, interagir e se divertir em 21 lives de temas diversos com renomados profissionais,

Dica do Chef: nesta seção, chefs e cozinheiros compartilham seus truques e sugestões em 40 vídeos rápidos no site. Desde harmonizações, técnicas de preparo, até utensílios corretos para cada etapa de um prato.

Origem ao Prato: até chegar à mesa, o ingrediente percorre todo um caminho que será mostrado em 27 mini documentários, gravados em todos os estados brasileiros.

Mercearia Fartura: produtos de pequenos produtores de Tiradentes e da região do Campo das Vertentes serão disponibilizados por e-commerce na Mercearia Fartura. As cidades de Brumadinho e Mário Campos, diretamente atingidas pelo rompimento da barragem do Córrego do Feijão, também foram contempladas na curadoria, como forma de ajudar em sua recuperação econômica. Ao todo serão 50 produtores cadastrados na Mercearia Fartura.

Talento em Casa: os moradores da região do Campo das Vertentes terão a chance de mostrar seu talento na cozinha em um concurso de receitas de bolo. Serão 300 vagas para quem quiser mandar seu vídeo. Os três primeiros colocados, por voto popular, ganham prêmios em equipamentos e utensílios de cozinha.

Empreendedorismo Gastronômico: empresários e personalidades com destaque nacional, como Alexandre Poni, do Verdemar, realizam lives sobre a gastronomia enquanto negócio.

Filmes e Livros: o Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes faz parte do Projeto Fartura, que, além de realizar festivais em todas as regiões do Brasil, é uma plataforma completa de conteúdo gastronômico. Seus vídeos e os cinco livros da coleção "Fartura Expedição Brasil Gastronômico" estarão disponíveis para a venda online.

Fartura de Amor: a audiência do festival será doada em dinheiro, que será direcionado para a compra de materiais de proteção para Covid-19, alimentos e outras necessidades da população da região. Além disso, a produção do evento prepara refeições para a população carente do Campo das Vertentes.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

Música e Artes Cênicas: ao longo da programação, serão exibidas, em parceria cultural com o Sesc, cerca de 50 lives de artes cênicas e shows de artistas nacionais e locais.

Audiovisual: o renomado cineasta João Wainer volta a participar do projeto Fartura. Desta vez, ele produziu com drone dois vídeos de Tiradentes. Partindo da Igreja Matriz, ele mostra a cidade, sua arquitetura única e os moradores em suas janelas, no período de quarentena.

Exposição Fotográfica: em uma exposição virtual de fotos, o público verá os melhores momentos de mais de duas décadas de evento, em uma galeria virtual.