FIEMG realiza reunião com embaixadora brasileira na Coreia do Sul

Encontro aconteceu nesta terça-feira, 17, como uma ótimo oportunidade de Negócios internacionais

FIEMG realiza reunião com embaixadora brasileira na Coreia do Sul
Sebastião Jacinto Júnior

Márcia Donner Abreu, embaixadora do Brasil em Seul, na Coreia do Sul, participou, no dia 17/05, de uma reunião com representantes da FIEMG. A diplomata foi recebida por Luís Márcio Vianna, presidente do Sindicato da Indústria Mineral de Minas Gerais (Sindiextra), que representou Flávio Roscoe, presidente da Federação mineira.

Vianna explicou o funcionamento da FIEMG e a importância da instituição para o fortalecimento e desenvolvimento do setor industrial de Minas Gerais. Também ressaltou que a área minerária é uma das maiores no estado e que o setor emprega mais de 65 mil empregados.

O gestor também esclareceu que a balança comercial entre os dois países é positiva, mas que possui espaço para crescer. Segundo Vianna, em 2021, os produtos que a Coreia do Sul mais exportou do Brasil foram semente e oleaginosos, combustíveis minerais, carnes, ferro fundido e minérios. Já os itens mais importados pelos brasileiros, no mesmo período, foram reatores nucleares, máquinas e materiais elétricos, veículos terrestres e fertilizantes.

Já a embaixadora, esclareceu que a Coreia do Sul investe fortemente nas áreas de bioquímicos, fármacos e equipamentos pesados e que tem, em sua base de desenvolvimento, a educação, a inovação e a tecnologia. “O país é um case de sucesso no quesito Indústria 4.0”, afirmou Abreu.

A reunião com Márcia Donner Abreu, embaixadora do Brasil em Seul, foi realizada de forma híbrida e contou com as presenças de Rebecca Macedo, gerente do Centro Internacional de Negócios, e Rezek Andraus Gassani, primeiro secretário do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores em Minas Gerais (Ereminas). 

Denise Lucas
Imprensa FIEMG