Ipatinga pleiteia ramal ferroviário

Coluna MG - 19 de Outubro

Ipatinga pleiteia ramal ferroviário
Representantes da Petrocity Portos se reuniram com lideranças políticas, parlamentares e empresários da região (Divulgação)

Ipatinga pleiteia ramal ferroviário

O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, nesta segunda-feira, 18, participou de uma audiência privada nas dependências do Hotel San Diego, com o diretor-presidente da Petrocity Portos S.A., José Roberto da Silva. Durante o encontro, foram discutidos diversos assuntos relacionados à implantação do megaempreendimento ferroviário que poderá ligará Ipatinga e diversas outras cidades mineiras ao município de São Mateus, no Espírito Santo, constituindo-se em um canal de escoamento de produtos agrícolas e manufaturados. A expectativa é que todo o processo burocrático em torno do projeto seja concluído até o fim do próximo ano. (Diário do Aço – Ipatinga)

Carreta para doação de sangue

O projeto Hemocentro Itinerante SAS Brasil percorrerá cidades mineiras, entre os meses de outubro e novembro, para promover a coleta de sangue e contribuir com os estoques dos hemocentros, que, ao longo da pandemia de covid-19, apresentaram níveis muito baixos. Ação acontece em Juiz de Fora até sexta-feira, 22, no estacionamento do shopping Jardim Norte, localizado na Zona Norte da cidade. Conforme as informações, a Fundação Hemominas vem enfrentando uma baixa significativa nos estoques de sangue, principalmente, dos tipos O positivo e O negativo, que estão cerca de 50% abaixo do ideal. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Ciclo de workshops da Ameg

Após deliberação na última assembleia geral realizada em Cássia, a Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande – Consórcio Ameg, inicia nesta quinta-feira, 21, em sua sede em Passos, um ciclo de workshops. Em função da pandemia do covid-19 o evento ainda será restrito aos prefeitos, assessores e potenciais parceiros e fornecedores. Os workshops serão realizados a cada dois meses intercalados às Assembleias Gerais Ordinárias do consórcio e tem como objetivo central a apresentação de produtos, serviços inovadores e experiências de sucesso que possam ser integrados ao poder público municipal em suas políticas prioritárias. (A Folha Regional – Muzambinho) 

Questionamento de linguagem neutra

O Fórum dos Trabalhadores de Uberaba protocolou, nesta semana, um documento na Câmara Municipal com questionamentos ao projeto que proíbe o uso da linguagem neutra ou não binária em escolas da cidade. A proposição de autoria do vereador Eloísio dos Santos seria votada na semana passada, mas foi retirada da pauta e ainda não retornou ao plenário para apreciação pelos vereadores. Um dos pontos contestados é a exigência que sejam utilizadas as normas legais estabelecidas pelo Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp). Segundo a análise, a medida não seria interessante porque a obra é publicada pela Academia Brasileira de Letras (ABL) e sem periodicidade pré estabelecida. (Jornal da Manhã – Uberaba)

1º Pedal Solidário

O 1º Pedal Solidário – Outubro Rosa e Novembro Azul é uma realização da Associação Comercial de Varginha, ACIV Mulher e S2 Bike Shop Varginha. Conta ainda com apoio da Sakey Comunicação. O evento será no próximo dia 07, com saída prevista na sede da S2 Bike Shop. Serão disponibilizados dois percursos com aproximadamente 20 e 40 km, a escolher. Todos os participantes ganharão coletes e medalhas de participação. O evento oferecerá todo suporte necessário aos participantes e contará também com muita música e animação. Além da taxa de inscrição é necessário levar uma caixa de leite para retirada do número que dará direito a participar de sorteios de brindes. (Blog do Madeira - Varginha)

Previsão de chuva

Dias chuvosos com mínimas de 12°C estão previstos para a semana no Centro-Oeste de Minas. Conforme a climatologista Alcione Wagner, grandes volumes de chuva são esperados até a quarta-feira, 20. As máximas não devem ultrapassar os 28°C. O clima mais ameno e mais propenso a precipitação são resultado da passagem de uma massa de ar polar. Segundo a climatologista, o fenômeno se desloca, de forma oceânica, pelo Sudeste do Brasil. A condição atmosférica irá possibilitar a formação de nuvens de chuvas e é esperado um acúmulo elevado, com precipitação acima dos 50 mm. (Nova Imprensa – Formiga)

Aricanduva autoriza aulas presenciais

O prefeito de Aricanduva, Valdeir Coimbra, emitiu decreto que autoriza o retorno das aulas presenciais em escolas públicas e privadas do município, com capacidade integral dos alunos, mas com possibilidade de os pais optarem pela permanência em ensino remoto – a Prefeitura deverá garantir as condições para os alunos continuarem acompanhando as aulas em suas casas. O início oficial da volta às aulas presenciais está marcado para o próximo dia 26. Ao emitir o Decreto 61/2021, o prefeito Valdeir Coimbra considerou o avanço da vacinação, a redução do número de novos casos confirmados de covid-19 e a tendência de redução das taxas de ocupação de leitos hospitalares para pacientes contaminados pelo coronavírus. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)