Jovens de Belo Horizonte se reúnem em busca de soluções para combater crise climática na cidade

Segunda fase do Davos Lab conta com workshops que ocorrem entre os dias 20 e 26 de março

Jovens de Belo Horizonte se reúnem em busca de soluções para combater crise climática na cidade
redutea
banner redutea
banner redutea

A primeira etapa do Davos LAB Brasil, iniciativa da Comunidade Global Shapers, uma iniciativa do Fórum Econômico Mundial, aconteceu na primeira semana de março de 2021 e mobilizou cidadãos em torno de uma agenda para construir um mundo melhor. O projeto teve como principal objetivo desenvolver ações para promover a retomada econômica após a crise sanitária em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Além do Brasil, outros 150 países também realizarão debates para, ao final, produzir um plano de recuperação voltado para os jovens, que será lançado na reunião em Cingapura.

Luciano Huck, Manuela D'Avila (PCdoB), Marina Silva (REDE Sustentabilidade), Felipe Neto, Bela Gil, Tabata Amaral (PDT), Luiza Helena Trajano, Preto Zezé, Samuel Emílio (Movimento Acredito), Nina Silva (Black Money), Ricardo Abramovay e Laura Carvalho foram alguns dos nomes que participaram da série de painéis virtuais.

O Covid-19 chegou ao Brasil e escancarou as históricas desigualdades econômicas e sociais que há anos prejudicam o desenvolvimento do país. Nesse período, o abismo já existente entre os mais ricos e os mais pobres se aprofundou. Com a finalidade de inspirar os participantes a repensarem o modo de fazer a mudança que o mundo precisa a partir do impacto da política na vida das pessoas, os painéis trataram sobre a importância de lidar e redefinir temáticas importantes e delicadas, como os caminhos para a democracia, a forma enfrentar as mudanças climáticas, a importância de acelerar a inclusão digital no país, como superar a crise econômica e, consequentemente, entender que o futuro só será próspero se for coletivo.

Refletir, reimaginar e recuperar

Pautada nas etapas refletir, reimaginar e resetar, a segunda fase do Davos LAB Brasil, co-realizada em parceria com o Rotary Brasil, será formada por 30 oficinas estaduais espalhadas por todos os estados do Brasil. Os workshops "Reimaginando Futuros", que acontecem entre os dias 20 e 21 de março, contam com mil jovens lideranças co-criando soluções para os desafios do Covid-19: The Great Reset (Covid-19: O Grande Recomeço, em tradução livre), do professor Klaus Schwab, fundador do Fórum Econômico Mundial, que traz pilares fundamentais de serem revistos para que esse recomeço de fato aconteça: crise climática, tecnologia, política, liderança e economia.

Na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, acontece o workshop sobre a importância da educação, ativismo local e agenda nacional para a redução das desigualdades que são indispensáveis no combate a crise climática. Para discutir sobre essas questões de maneira abrangente, o Davos Lab convidou um time de especialistas. Confira a programação completa abaixo. 

Davos Lab - Reimaginando Futuros

Workshops

Quando: 20 e 21 de março

Público: jovens de 18 a 29 anos

Onde: em todos os 27 estados brasileiros e também no Distrito Federal

Inscrição: https://davoslab.com.br/

Diálogos locais

Quando: 22 a 26 de março

Onde: São Paulo (SP), Curitiba (PR), Joinville (SC) , Florianópolis (SC), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Recife (PE), São Luís (MA), Manaus (AM), Fortaleza (CE) e Salvador (BA)

Inscriçãohttps://davoslab.com.br/

Assistir: https://www.youtube.com/channel/UCoHcOpwBte1Ypvf7d2b0oKA

Programação Belo Horizonte (MG)

Segunda-feira (22/3) - Crise Climática em Belo Horizonte: Impactos e Alternativas

Horário: 19h 

Participantes: Melina Amoni (Way Carbon), Duda Salabert (Vereadora), Giuliano (BeGreen) e Cibelle Oliveira (Histórias Inundadas)

Davos Lab - Reset 

Quando: 26 a 30 de abril

Ondehttps://davoslab.com.br/

LEIA TAMBÉM:

Cruzeiro divulga campanha 'Eu sou Cabulosa' na semana em que se comemora o dia da mulher

Estampa Vichy

Dr. Leonardo Gontijo: Uso excessivo de telas afeta nossa saúde ocular

IPA: o que há de melhor no lado amargo da vida